
Maputo, 20 Abr (AIM) – O governo moçambicano, através do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), está empenhado no fortalecimento e na promoção de resiliência das famílias produtoras e comunidades rurais.
Para o efeito, o governo moçambicano assinou um acordo de financiamento, de cerca de 10 milhões de meticais, com o governo americano para o fortalecimento do sistema de informação de mercados agrícolas.
“Este sistema vai permitir que os pequenos produtores vendam os seus produtos a um preço justo”, disse o Inspector-geral do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Mapatsa, após a assinatura do acordo, na última sexta-feira (19),em Maputo.
A fonte explicou que a plataforma de Sistema de Informações de Mercados Agrícolas (SIMA) permitirá aos produtores, sobretudo os do sector familiar, vender os seus produtos tendo em cada os valores do mercado, disponíveis na plataforma.
“Esta plataforma vai valorizar o produto do pequeno agricultor que muitas vezes vendia os seus produtos a um preço injusto, que não compensava o seu investimento e seu esforço,” disse.
Já o director executivo do SIMA-digital, Valter Cumbi, esclareceu que a plataforma fornece as informações sobre os produtos e os respectivos preços de comercialização em tempo útil.
“Os usuários podem aceder às informações sobre os produtos e preços de 11 distritos, sendo seis na província da Zambézia, centro do pais, e cinco, na província nortenha de Nampula, onde o projecto está em implementação,” afirmou.
Por seu turno, o director do projecto Feed The Future Resiliência Integrada na Agricultura e Nutrição (FTF RESINA), Nephas Munyeche, disse que pretende-se com a iniciativa contribuir na integração dos produtores, famílias rurais e outros actores do mercado, em cadeias de valores produtivas e lucrativas.
“Queremos emponderar a capacidade dos produtores de competir no mercado, ajudá-los a viabilizar novas formas de fazer negócios e sobre tudo com o poder da informação de mercado transformá-los em actores resilientes e capazes de captar e fazer uso de cada oportunidade que o mercado oferece”, disse.
FTF RESINA é um projecto com duração de cinco anos (2022-2027) e é financiado pela USAID como parte da iniciativa Feed the Future, do governo americano, no combate à fome e promoção de segurança alimentar a nível mundial.
TFT RESINA segue uma abordagem de sistemas alimentares locais centrado na agricultura que integra as capacidades de adaptação às mudanças climáticas, focalizando a inovação, soluções de água acessíveis e agricultura acessível à nutrição.
Já o director do gabinete de crescimento económico resiliente da USAID-MOÇAMBIQUE, Michael Nicholson, assegurou que o governo americano vai continuar a apoiar o sector da agricultura em Moçambique.
(AIM)
Snn/mz