
Presidente Filipe Nyusi e homólogo português Marcelo Rebelo de Sousa. Foto arquivo
Lisboa, 22 Abr (AIM)- A nova embaixadora de Moçambique em Portugal, Stella Pinto Novo Zeca, confirmou, no fim de semana, que “uma delegação grande” moçambicana vai participar na cerimónia de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, em Lisboa, mas sem avançar mais detalhes
Stella Pinto Novo Zeca falava, no sábado, no primeiro contacto com a comunidade moçambicana residente em Portugal, encontro realizado em Lisboa, em que a AIM, em Lisboa, esteve presente, entre os cerca de 100 moçambicanos.
Depois de abordar vários assuntos sobre a vida dos compatriotas e daquilo que vai ser o modelo de funcionamento da Embaixada e do Consulado, em particular o de Lisboa, a nova embaixadora introduziu, brevemente, o tema sobre o 25 de Abril, data considerada “importante” tanto para Portugal, bem como para as ex-colónias em África, incluindo Moçambique.
“Vem uma delegação grande”, sublinhou Stella Zeca, numa referência indirecta ao facto de o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, ser um dos convidados à cerimónia dos 50 anos do 25 de Abril.
Recorde-se que o 25 de Abril abriu o caminho para a independência das ex-colónias portuguesas em África, incluindo Moçambique e Angola, segundo pesquisadores.
Esta segunda-feira, a imprensa lisboeta noticia que os chefes de Estado de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e de Moçambique, Filipe Nyusi, participam, esta quarta-feira em Lisboa, num Fórum de Negócios entre os dois países, que traz cerca de 80 empresários moçambicanos ao Porto, a Sines e à capital portuguesa.
A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) preparou a missão empresarial “com o objectivo de gerar novas oportunidades para parcerias, representação de marcas em sectores como petróleo e gás, agro-indústria, transportes e logística, finanças e serviços, energias renováveis, hotelaria e turismo”, que vai decorrer de 22 a 24 de Abril, lê-se no programa da visita da delegação.
A iniciativa culmina com o Fórum de Negócios Moçambique-Portugal a ter lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, na tarde de dia 24, e conta com a presença do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e do seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, na sessão de abertura.
Nos dias anteriores os empresários moçambicanos tiveram oportunidade de visitar empresas e reunir com empresários portugueses, no Porto, na segunda-feira, e com uma visita ao porto de Sines, na terça-feira.
Durante a missão empresarial acessões decorrerão num formato de mesas redondas sectoriais e focadas com a participação de membros dos governos de Moçambique e de Portugal, segundo a organização.
Segundo académicos portugueses, o 25 de Abril é um momento marcante do nascimento da democracia portuguesa. A data simboliza o início de um caminho de profundas transformações económicas, sociais e culturais.
(AIM)
DM