
Maputo, 26 Abr (AIM) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recebeu, hoje (26), em Maputo, mais cinco candidaturas de partidos passando de quatro para nove formações políticas dos com a inscrição submetida.
Trata-se do segundo maior partido da oposição, Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e os extraparlamentares Movimento Patriótico para Democracia (MPD), PANAMO/CRD, MONARUMO e PJDM.
Momentos após a submissão da candidatura, o presidente do Conselho Nacional do MDM, Casimiro Nacional e mandatário, revelou que o candidato à presidência pelo MDM será conhecido na Sessão Ordinária do Conselho Nacional com início a 04 de Maio próximo na cidade da Beira, capital da província central de Sofala.
“Depois da inscrição do partido para concorrer nessas eleições que se avizinham, o partido vai ter o seu encontro, no qual, entre várias matérias, vai apreciar o relatório económico, o plano de actividades do presente ano e o perfil do candidatado”, anunciou
Já o presidente do MPD, Matias Banze, disse que o seu partido vai concorrer para o parlamento e para governador das províncias de Tete, Gaza, Manica, Maputo e Sofala.
Banze disse, após a submissão da inscrição do seu partido, que os extraparlamentares estão em desvantagem em comparação com os partidos com assento no parlamento.
“Os tês partidos que estão no parlamento têm duas, três ou quatro vantagens. Primeiro porque têm fundos, têm a imprensa que sempre fala deles, enquanto nós como extraparlamentares somos esquivados pela imprensa”, disse.
Sublinhou que apesar dos constrangimentos enfrentados, causados pela falta de fundos, o seu partido está a trabalhar e vai continuar a trabalhar em todo o país com vista a vencer as eleições.
Por seu turno, o coordenador de assuntos legais e deontologia da CNE, Rodrigues Timba, explicou que a validação da inscrição das candidaturas submetidas depende da apreciação e verificação e que os partidos políticos seriam notificados.
A CNE espera receber, para efeitos de inscrição, o partido União para a Mudança (UM), Partido de Reconciliação Democrática (PAREDE) e o partido UDM.
A inscrição dos partidos políticos vai culminar com as VII Eleições Gerais-Presidenciais e Legislativas, IV dos Membros das Assembleias Provinciais e do Governador da Província, marcadas para o dia 09 de Outubro do ano em curso.
(AIM)
Snn/sg