
Primeiro-ministro, Adriano Maleiane (a esquerda), chega ao Alto Comissariado de Moçambique em Nairobi
Maputo, 28 Abr (AIM) – O Primeiro-Ministro moçambicano, Adriano Maleiane, participa segunda-feira na 3ª Edição da Cimeira da Associação Internacional para o Desenvolvimento de África, (IDA-21), em Nairobi, Quénia, em representação do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.
O evento é precedido pela reunião dos ministros das finanças que arrancou na manhã deste domingo (28).
Em comunicado, o Gabinete do Primeiro-ministro explica que “A Cimeira tem como principal objectivo analisar o processo de investimento financeiro no quadro do programa IDA-21, de forma a melhor responder aos desafios do desenvolvimento económico dos países mais necessitados”.
Os participantes também vão estudar mecanismos para o financiamento de projectos estruturantes, cuja implementação contribuirá sobremaneira para a promoção do bem estar social nos países africanos.
No evento serão abordadas matérias relativas as seguintes temáticas: Desafios decorrentes das mudanças climáticas; geração de emprego para a juventude; melhoria da vida das pessoas em situação de fragilidade, conflito e violência ; sistemas fiscais na promoção do desenvolvimento sustentável; digitalização e o acesso universal à energia, de entre outros.
Falando à imprensa, em Nairobi, o vice-ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, explicou que o evento realiza-se de três em três anos e visa, sobretudo, discutir as melhores formas de apoiar os países na área de desenvolvimento.
Outras áreas são os conflitos e, no caso particular de Moçambique, “a situação em Cabo Delgado que precisamos de apoio”. O Banco Mundial também tem apoiado. Por isso, trazemos essa mensagem. O outro aspecto é a parte de infra-estruturas.
Gonçalves disse ainda esperar um aumento no volume de financiamentos para o país.
Integram a delegação do Primeiro-ministro, que já se encontra em Nairobi, Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves e o Alto Comissário da República de Moçambique em Nairobi, Gerónimo Chivavi.
(AIM)
sg