
Ministro moçambicano da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara e o Embaixador de Cuba, Jorge Tormo, assinam memorando
Maputo, 02 Mai (AIM) – Moçambique e Cuba assinaram hoje, em Maputo, um Memorando de Entendimento ao abrigo do qual ambos os países comprometem-se a cooperar nas áreas de ciência e tecnologia.
Assinaram o acordo o ministro moçambicano da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara e o Embaixador da República de Cuba em Moçambique, Jorge Luis Tormo.
O acordo tem como objectivo principal a promoção, fortalecimento e desenvolvimento da ciência, tecnologia e ensino superior nos dois países, com base na igualdade e benefício mútuos.
Com o acordo, as partes comprometem-se a dinamizar a formação de capital humano nas áreas chaves da saúde, com a formação inicial de médicos e especialização, e o envio de docentes cubanos nas instituições públicas do ensino superior em Moçambique.
Vale lembrar que a formação do capital humano, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) constituem parte das áreas prioritárias que já conhecem alguma dinâmica na cooperação.
Falando durante o evento, Nivagara disse “a actividade científica vem se consolidando como um activo de produção da riqueza cubana, por isso, Moçambique tem total interesse de capitalizar a experiência deste país irmão no fortalecimento da biotecnologia e sua aplicação para a melhoria da vida das nossas populações”.
Disse estar convicto que “a implementação do presente Memorando de Entendimento vai impactar positivamente na melhoria da qualidade de vida das nossas populações”.
Afirmou que cabe aos ministérios homólogos a responsabilidade de dinamizar e promover a implementação efectiva do presente acordo, através do estabelecimento de redes e o aproveitamento de oportunidades entre os actores do sistema de ciência, tecnologia e inovação e, do ensino superior de Moçambique e Cuba.
Afirmou que resultados de impacto mutuamente vantajosos só serão possíveis de alcançar após a consolidação e homologação do Plano de Acção.
Constituem áreas do memorando, o desenvolvimento de projectos tecnológicos e/ou de base tecnológica, realização de conferências conjuntas, simpósios, cursos, seminários e exposições.
Lembrou que este acto concorre para a implementação das recomendações dadas pelos dois Chefes de Estado em Agosto do transacto ano de 2023, aquando da visita de trabalho do presidente cubado Maputo.
Já o embaixador cubano reafirmou o compromisso do seu país de continuar a cooperar com Moçambique na formação de capital humano moçambicano, nos graus de licenciatura e pós-graduação.
“A assinatura do Memorando de Entendimento constitui o culminar de esforços e planificação orientados para a consagração dos mais altos interesses das duas partes em estreitar e reforçar a cooperação bilateral, cujas conversações iniciaram em 2021 seguidas de troca de visitas”, disse.
(AIM)
NL/sg