
Maputo, 05 Mai (AIM) – O Comité Central da Frelimo, partido no poder em Moçambique, escolheu Daniel Chapo como seu candidato presidencial para as eleições gerais de 09 de Outubro próximo, no país.
Chapo foi eleito ao fim de três dias da sessão extraordinária do Comité Central que vinha decorrendo, desde sexta-feira, na Escola Central do Partido, no Município da Matola.
Inicialmente, a sessão estava prevista para durar apenas um dia, mas a falta de consensos em relação a lista apresentada pela Comissão Política levou a que esta tivesse interrupções sucessivas.
Chapo venceu com 225 votos, equivalente a 94 por cento, numa segunda volta em que concorreu sozinho, após a renúncia do segundo classificado da primeira volta, Roque Silva.
Aliás, durante esta sessão, Roque Silva pediu demissão do cargo de Secretário-geral da Frelimo e manifestou o desejo de não fazer mais parte da Comissão Política.
Assim, Chapo superou outros três candidatos, nomeadamente Roque Silva, Esperança Bias (Presidente da Assembleia da República) e Francisco Mucanheia (membro da Comissão Política).
Damiao José, que fazia parte da lista inicial da Comissão Política acabou desistindo antes do sufrágio.
Daniel Chapo, nasceu a 06 de Janeiro de 1977 em Inhaminga, província central de Sofala e, actualmente desempenha o cargo de governador da província de Inhambane.
(AIM)
PC/dt