
Policia Municipal da cidade de Maputo
Maputo, 08 Mai (AIM) – A Polícia Municipal (PM), em parceria com equipas multidisciplinares, fiscalizou perto de duas mil viaturas, ao longo do primeiro trimestre do corrente ano, na capital moçambicana, que resultou na aplicação de perto de duas mil multas.
Este é o resultado das acções de fiscalização conduzidas na urbe e tinham como principal objectivo garantir a segurança e livre circulação de pessoas e bens, bem como garantir a observância de uma postura ordeira.
“No período em análise foram fiscalizadas 1.793 viaturas que resultou na aplicação de 1.906 multas, incluindo 137 por encurtamento e desvio de rota, 32 por falta de carta de condução de serviços públicos, 43 por falta de condições de segurança, 16 por uso de telemóveis durante a condução, e 31 por lotação excessiva e cinco por transporte de passageiros em carrinhas de caixa aberta (vulgo My Love)”, disse a porta-voz da PM, Arsénia Miambo, num breve contacto estabelecido com a AIM.
No mesmo período, a Polícia Municipal sancionou 66 condutores por falta de ficha de inspecção, sete por não uso de cinto de segurança, 261 por paragem irregular, 99 por embaraço de trânsito, 440 por infracções não especificadas, oito por falta de lista de passageiros e quatro por falta de extintor, entre outras.
Quanto ao transporte escolar, a fonte disse que não foram aplicadas multas por falta de licença. Entretanto, aplicaram oito multas por falta de carta por serviços públicos e duas por falta de vigilante.
Miambo explica que para os casos de excesso de lotação primeiro é feita uma advertência sobre a necessidade da observância das medidas de prevenção contra doenças e outros factores relevantes à saúde e bem-estar dos passageiros. Em caso de reincidência segue-se o diálogo, sendo a aplicação da multa o último caso.
No mesmo período, foram multados cinco condutores de carrinhas de caixa aberta vulgo “My love”, por persistência no transporte de passageiros após a interdição da circulação.
“No âmbito de fiscalização de transportes em carrinhas de caixa aberta, vulgo “my love”, verificamos uma redução na ordem de 96 por cento, o que significa que foram aplicadas cinco multas por falta de licença por excesso de actividade, contra 112 do período análogo de 2023”, avançou.
Segundo a porta-voz da PM, na sequência foi recolhida uma carrinha de caixa aberta, contra 61 do período de 2023.
Foram recolhidas ainda 82 viaturas de transporte de serviços públicos, uma carrinha de transporte escolar, um camião e oito viaturas particulares.
(AIM)
FG/sg