Maputo, 15 Mai (AIM) – A decisão sobre as tarifas de telefonia móvel em Moçambique, incluindo internet e serviço de dados, país poderá ser conhecida ainda nesta semana.
Numa altura em que vários segmentos da sociedade repudiam a subida das tarifas de internet, o governo moçambicano garante estar em curso estudos para avaliar qual deve ser o custo real.
Para o efeito, o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) – Autoridade Reguladora das Telecomunicações no país está a auscultar todas a partes interessadas para salvaguardar que a sociedade moçambicana continue a usar internet com menos custos.
O fato foi dado a conhecer hoje, em Maputo, pelo Secretario Permanente do Ministério de Transportes, Ambrósio Sitoe, a margem de Workshop do Projecto de Serviços de Informação Meteorológica e Climática (WISER) e do aviso prévio para a África Austral (EWSA) em Moçambique sobre advocacia e Engajamento.
“Se legislarmos e decidir processos com base em pressões podemos ter desafios maiores. É necessário o diálogo, clareza e é necessário trazer onde é que há vantagens absolutas, se elas estiverem na massificação da comunicação a um preço acessível, essa vai ser a decisão. Portanto não há uma objecção para que o processo pare e seja extremistas em termos de decisão”, disse.
Na ocasião, Sitoe disse que o projecto WISER-EWSA vem para garantir que o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) seja capaz de dar informação meteorológica em menos tempo, contrariando o actual cenário em que ela é emitida para as próximos 24h.
“Há fenómenos meteorológicos que acontecem num curto espaço de tempo, elas precisam de ser captadas e difundidas e que cheguem a pessoas para salvar as vidas e minimizar os danos que podem ser causados por estes fenómenos adversos”.
Numa primeira fase, os projectos vão abranger as zonas urbanas, sendo que neste momento o projecto piloto já esta em curso no distrito sulista de Boane, na província de Maputo e neste momento esta em curso a criação de um aplicativo para ser usado na difusão de dados sobre previsão do tempo.
Por sua vez, o director geral do INAM ,Adérito Aramuge disse que a instituição que dirige tem como aposta expansão e modernização da rede de observação meteorológica, melhoria contínua da provisão de serviços de meteorologia e da formação do quadro pessoal.
O gestor do Projecto Wiser, Douglas Parker, disse que a provisão atempada de informação sobre o estado de tempo pode salvar vidas, reduzir impacto sobre a economia e poupar dinheiro.
O projecto WISER-EWSA através de dados fornecidos pelo satélite visa gerar novas informações meteorológicas, avisos antecipados de tempestades severas e garantir que estas sejam comunicadas e utilizadas para a tomada de decisões de redução do risco de desastres
(AIM)
ZT/sg