Maputo, 15 Mai (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, endereçou mensagens de condolências à cinco seus homólogos, nomeadamente, do Brasil, Lula da Silva; da África do Sul, Cyril Ramaphosa; da Tanzânia, Samia Suluhu; da Argentina, Javier Milei, e de Burundi, Évariste Ndayishimiye.
A informação está num comunicado de imprensa da Presidência enviado hoje à AIM.
Na mensagem dirigida a Lula da Silva, o Chefe do Estado moçambicano afirma que foi com profunda consternação que acompanha notícias sobre a ocorrência de chuvas intensas que assolam o Brasil.
As chuvas causaram a perda de mais de 150 mortes, e mais de 800 feridos. Ao todo, 2.124.553 pessoas foram afectadas, e distribuídas em 446 municípios.
Dados oficiais apontam para 538.245 desalojados e 79.494 estão nos centros de acomodação, incluindo danos em infra-estruturas económicas e sociais.
“Colocamo-nos firmemente ao lado do povo irmão brasileiro, com a convicção de que, sob a sábia liderança de Vossa Excelência, o povo e o governo brasileiros se refaçam desta tragédia”, diz a mensagem do Presidente Nyusi endereçada a Lula da Silva.
Sobre o desabamento do edifício George, ocorrido na província do Cabo Ocidental, na costa sul-africana, semana passada, Nyusi diz na mensagem enviada a Ramaphosa que foi com enorme tristeza que tomou conhecimento de 32 mortes, incluindo quatro moçambicanos.
O acidente, há receios de que o número de mortos possa aumentar na medida em que 20 trabalhadores continuam nos escombros, há mais de uma semana.
“Neste momento de tristeza, em nome do governo e do povo da República de Moçambique, e em meu próprio nome, gostaria de expressar as nossas mais sinceras condolências a Vossa Excelência, ao povo e ao governo da República da África do Sul”, acrescenta.
Para a Presidente da Tanzânia, o Chefe do Estado apresenta as suas mais profundas condolências, na sequência das inundações devastadoras que atingiram aquele país, ceifando a vida a mais de 150 pessoas, e milhares de deslocados, além da destruição de infra-estruturas sociais e económicas.
“Nossos pensamentos, orações e solidariedade estão com todos os afectados por esta tragédia”, diz.
Na mensagem dirigida a Milei, Nyusi refere que é com profunda consternação que acompanha a ocorrência de chuvas intensas que assolam aquele país da América do Sul, e que já fez centenas de mortes, e feridos, deslocados e avultados danos em infra-estruturas económicas e sociais.
“Colocamo-nos solidariamente ao lado do povo argentino, com a convicção de que, sob a sábia liderança de Vossa Excelência e do vosso governo, o povo argentino, mais uma vez, saberá superar e reerguer-se e prosseguir o processo de desenvolvimento”, vinca Nyusi.
Relativamente ao seu homólogo de Burundi, o Presidente da República manifesta o seu pesar aos burundeses, em particular às famílias enlutadas e afectadas pelas cheias que, desde o fim-de-semana último, assolam aquele país.
As inundações desalojaram mais de 2.000 pessoas
“Tomei conhecimento, com profunda tristeza, das inundações devastadoras que atingiram a República do Burundi, ceifando a vida de dezenas de pessoas e deslocando outras centenas”.
(AIM)
Ac/sg