
Maluana (Moçambique), 16 Mai (AIM) – Um empreendedor moçambicano baseado no posto administrativo de Maluana, distrito da Manhiça, sul de Moçambique, criou um projecto de produção de “manteiga amendoim”, um produto que já conquistou parte do mercado nacional.
O produto é designado “Munande”, o que significa doçura (tradução de ronga, língua predominante na província de Maputo, sul do país, para português).
Trata-se do empreendedor José Vombe que explicou que o equipamento de processamento que usa foi por si desenhado e instalado no Parque de Ciência e Tecnologia de Maluana, onde opera a sua “Startup” (negócio novo ou em fase de arranque geralmente de carácter inovador e ligado a tecnologia).
O projecto tem capacidade de processar cerca de uma tonelada e meia de “manteiga amendoim” por ano.
O produtor da manteiga, feita a na base de matéria-prima local, diz que um dos objectivos que acompanham a sua jornada é valorizar as potencialidades agrícolas que o país oferece, para além de proporcionar produtos menos industrializados e benéficos à saúde humana.
“Estamos a falar de cerca de 1500 quilogramas de amendoim que processamos por ano. Falo do que já testamos. Não é a capacidade limite da máquina, mas é o que já fizemos em função da solicitação do mercado”, contou Vombe à AIM.
Disse, no entanto, que a dinâmica do mercado tende a ficar mais favorável ao negócio, pois a população local está cada vez mais ciente dos benefícios que a manteiga de produção local proporciona, apesar de persistir a necessidade de maior divulgação.
“Como nós começamos, não é como estamos a trabalhar agora. Naquela altura nós processávamos, se calhar, dez quilogramas de amendoim para vendermos todo o mês. Mas hoje em dia conseguimos produzir e comercializar muito mais num curto espaço de tempo”, explicou.
Vombe assegurou que já há empresas candidatas a fazer o marketing e venda do produto.
Por isso, a fonte acredita que o negócio vai ganhar mais dinamismo nos próximos dias, também influenciado pelas campanhas de educação cívica sobre os benefícios da manteiga de amendoim na saúde pública.
Actualmente, a manteiga “Munande” é consumida em Nampula (norte), Gaza e Maputo (sul do pais), sendo que, para já, “o foco é expandir a presença do produto a nível da cidade de Maputo [a capital do país] ”.
O Parque de Ciência e Tecnologia de Maluana promove, para além de incubação de “Startups”, a formação de jovens, prestação de serviços e aluguer de espaços.
O projecto em questão está instalado no Parque de Maluana desde 2021.
(AIM)
Sc/mz