
Mina de carvao na provincia de Tete, centro de Mocambique
Mumbai, 19 Mai (AIM) – A companhia indiana JSW Steel anunciou sexta-feira (17) que o Conselho de Administração aprovou a aquisição da empresa Minas de Revuboè (MDR), na província central de Tete, em Moçambique, para garantir o fornecimento de carvão coque de alta qualidade utilizado na produção de aço, escreve a IANS.
Numa apresentação aos investidores, a empresa explicou que, para o efeito, a sua filial JSW Natural Resources Limited vai adquirir uma participação de 92,19 por cento e contrair empréstimos junto aos accionistas da MDR no valor de 73,75 milhões de dólares.
O negócio vai conferir à empresa JSW Steel acesso a mais de 800 toneladas métricas de reservas de carvão de coque em Moçambique.
A MDR é detentora de um projecto de alta qualidade e em grande escala, em fase de pré-desenvolvimento, de um projecto de mina de carvão de coque de primeira qualidade na bacia de Moatize, em Tete.
O negócio está sujeito à aprovação do Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique e outras condições aplicáveis.
As companhias siderúrgicas indianas consomem anualmente cerca de 70 milhões de toneladas métricas de carvão coque e as importações representam cerca de 85 por cento das necessidades totais do país.
A Índia não produz quantidades de carvão suficientes para suprir as suas necessidades, razão pela qual importa da Austrália, da Indonésia, da Rússia, dos EUA e Canadá.
No entanto, nos últimos meses, registou-se um aumento dos preços do carvão de coque, o que tem tido um impacto nos resultados financeiros das empresas siderúrgicas.
(AIM)
IANS/sg/mz