
Ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo
Maputo, 20 Mai (AIM) – A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, diz que o Fórum de Negócios Moçambique/União Europeia constitui uma oportunidade ímpar, onde os empresários podem encontrar a chave certa para abrir portas de negócios, no mercado europeu.
A Ministra discursava na abertura do Fórum, que decorre na cidade de Inhambane, província do mesmo nome, no quadro do Diálogo de Parceria entre o Governo de Moçambique e a União Europeia.
“Acreditamos que Inhambane saberá aproveitar esta ímpar ocasião para maximizar o resultado dos contactos para o estabelecimento de parcerias mutuamente vantajosas, que contribuirão para o impulsionamento da sustentabilidade das nossas empresas e para a consolidação do clima de negócios”, defendeu.
A governante encorajou os empresários em Inhambane a continuar na dianteira da promoção das oportunidades de investimento, contribuindo para a geração de riqueza e criação de novos postos de trabalho para os moçambicanos, particularmente para os jovens.
Enalteceu o compromisso dos países membros da União Europeia no aprofundamento e elevação das relações de cooperação com Moçambique, em prol do bem-estar dos moçambicanos e desenvolvimento do país.
“Estamos convictos que depois deste Fórum e da visita que farão aos diferentes lugares desta província, e também pelas conversas que certamente irão manter com os locais, os nossos parceiros europeus presentes nesta sala sairão, com certeza, com o conhecimento mais aprofundado da realidade económica e social da província de Inhambane e das enormes potencialidades de investimento e oportunidades de negócio que ela oferece”, afirmou.
Por isso, exortou e encorajou os embaixadores dos países membros da União Europeia, para trazerem empresários dos respectivos países, de modo a aproveitarem o ambiente de negócios favorável, as oportunidades e potencialidades de investimento e negócios daquela província e do país, em geral.
Para a Ministra, a presença de dirigentes, empresários, representantes da sociedade civil e de outros convidados ou interessados no evento, vindos de diferentes pontos da província, “constitui, sem sombra de dúvidas, a demonstração da vontade da província de explorar esta janela de oportunidades que o Governo e a União Europeia abrem para Inhambane, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da área de negócios nesta parcela do país.”
Recordou que este Fórum de Negócios realiza-se logo após a 19ª Conferência Anual do Sector Privado que decorreu em Maputo de 15 a 17 de Maio corrente, subordinada ao tema: “Investimentos e Negócios em Ambiente das Medidas de Aceleração Económica: Desafios e Oportunidades”, onde o Governo e os dirigentes empresariais reflectiram sobre os progressos e desafios do Pacote de Medidas de Aceleração Económica lançadas pelo Governo Moçambicano em 2022 e abordaram com profundidade como melhorar o Ambiente de Negócios, tornando o país mais atractivo e mais competitivo.
“Como Governo, continuaremos a dar o apoio necessário ao sector privado para o alcance deste desiderato”, vincou.
O Fórum de Negócios enquadra-se no contexto da realização da 1ª Sessão do Diálogo de Parceria entre o Governo de Moçambique e a União Europeia no quadro do novo Acordo de Samoa, que terá lugar, terça-feira, na cidade capital da Província de Inhambane.
(AIM)
dt/sg