
Maputo, 23 Mai (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, endereçou hoje (23) uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo da República Democrática do Congo (RDCongo), Félix Tshisekedi, na sequência da tentativa de golpe de estado protagonizada por um grupo de elementos armados em Kinshasa, capital do país, no último domingo.
Na mensagem, o Chefe do Estado refere que tomou conhecimento com profunda preocupação a informação sobre a tentativa de golpe de estado, por um grupo de elementos armados.
“Enquanto condenamos categórica e veementemente qualquer acto ou tentativa de mudar inconstitucionalmente um Governo eleito democraticamente, saudamos as Forças de Defesa e Segurança Congolesas pela resposta rápida e decisiva que abortou a tentativa de golpe de estado, neutralizando ou aprisionando os seus autores”, lê-se na mensagem de Nyusi.
“Aproveito esta ocasião para exprimir, em nome do povo e do Governo da República de Moçambique, bem como no meu próprio, a nossa solidariedade a Vossa Excelência, ao povo e Governo da República Democrática do Congo. Que os prevaricadores deste acto hediondo sejam responsabilizados em conformidade com a legislação vigente”, acrescenta o documento.
O Chefe do Estado refere ainda que “transmitimos as nossas sentidas condolências a Vossa Excelência e por vosso intermédio às famílias dos perecidos em cumprimento da missão de manter o Estado de Direito. Fazendo votos que a paz sustentável prevaleça no Vosso país, queira aceitar Excelência e Caro Irmão, os protestos da minha mais elevada consideração e estima pessoal”.
(AIM)
sg