
Daniel Chapo, candidato presidencial da Frelimo, discursa durante a sua apresentação pública na cidade de Nampula
Nampula, (Moçambique), 24 Mai (AIM) – O candidato presidencial do partido Frelimo para as eleições de Outubro próximo, Daniel Chapo, foi apresentado na tarde desta sexta-feira na capital provincial Nampula e alistou a educação e luta contra a corrupção como algumas das ideias do seu manifesto eleitoral, ora em elaboração.
São ideias que partilhou perante apoiantes do seu partido, onde o presidente da Frelimo Filipe Nyusi, apresentou-o num comício apontando para a sua juventude e que tem a responsabilidade de fazer mais e melhor do que já feito para o desenvolvimento de Moçambique.
Após historiar o seu percurso juvenil e académico, Daniel Chapo, que insistentemente apelou para que a nação saiba respeitar os libertadores da pátria, deixou no ar que temas como a melhoria da qualidade da educação, saúde e provisão de infra-estruturas como estradas, são algumas das linhas mestras do seu futuro manifesto eleitoral.
Chapo entende que, apesar da independência e soberania, Moçambique tem outro caminho a percorrer.
“A nossa responsabilidade é continuarmos a trabalhar para a nossa independência económica, ainda somos dependentes”, salientou.
Acompanhado pela sua esposa, Guete Chapo, o candidato presidencial da Frelimo, foi muito enfático em particularizar a sua preocupação com a educação no país.
“Vamos sentar com os pedagogos para melhorarmos a qualidade de ensino. Na saúde queremos ter mais hospitais, médicos, enfermeiros e medicamentos de qualidade e infra-estruturas, como estradas”, apontou.
Sobre a corrupção, Daniel Chapo enunciou que o combate contra esse mal será uma das suas lutas.
“No combate à corrupção além das leis temos que melhorar e com educação vamos ensinar as crianças a ética, integridade e moral, as lideranças religiosas, serão importantes porque é e fundamental termos uma sociedade íntegra”.
Daniel Chapo prometeu ainda que pretende ter uma governação participativa e de inclusão com muito diálogo.
“Trabalhar com todos e para todos sem excluir ninguém”, afirmou.
Deixou ainda uma palavra para os jovens cuja principal preocupação, considera, actualmente é o emprego e habitação condigna e para os idosos e crianças protecção social.
O empresariado, afirmou Chapo, merece especial atenção porque “criam emprego e pagam impostos e, por isso, é importante melhorar o ambiente de negócios”.
Explorar o potencial turístico que o país detém e a valorização da cultura foram outros temas que Chapo abordou durante a sua apresentação em Nampula.
Antigo jogador de basquetebol, o candidato da Frelimo, Daniel Chapo, lembrou que desporto é cidadania e produz uma sociedade saudável.
(AIM)
RI/sg