
Maputo, 23 Mai (AIM) – A empresa Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) e a Agência do Vale do Zambeze, lançaram esta quinta-feira o PROMESA, uma iniciativa que vai estimular o fomento agro-pecuário e desenvolvimento da província central de Tete, em Moçambique.
O lançamento da iniciativa, que teve lugar na Vila de Chitima, distrito de Cahora Bassa, surge no âmbito de responsabilidade social da HCB.
Falando durante o evento, Nyusi congratulou os esforços empreendidos pela HCB e a Agência do Vale do Zambeze na promoção de iniciativas que estimulam o desenvolvimento da província de Tete.
O chefe do Estado frisou que é graças a essas iniciativas que o país tem vindo a firmar-se na cadeia do Agro-negócio, apontando a comercialização de excedentes agrícolas como exemplos.
”A agricultura contribui com cerca de 25 por cento do PIB nacional e teve uma avaliação positiva como resultados de investimentos efectuados na sua mecanização, compra de insumos, extensão de áreas, aposta em culturas de rendimento, bem como o apoio no financiamento ao agro processamento”, disse Nyusi.
Acrescentou que “isso é fundamental, pois aqui vimos que há quem vende semente, há quem vende enxadas, assim sucessivamente”.
Nyusi disse que a província de Tete tem um elevado potencial produtivo, daí a importância de potenciar a produção de culturas de rendimento tais como arroz, girassol e soja.
“A promoção da iniciativas agro empresariais associa-se a uma dinâmica económica que comporta o fornecimento de matéria-prima, indústria alimentar e a geração de emprego para os nossos jovens”, avançou.
“Portanto, daqui vai sair o produto, imaginemos o milho, que em seguida vai ser transportado, vai ser vendido, vai ser processado e voltará a ser vendido para o consumidor. Um grupo distinto que vai conseguir emprego por causa deste projecto”, referiu,
No lançamento do PROMESA foram entregues instrumentos de produção aos beneficiários que vão desenvolver projectos na cadeia do agronegócio no distrito de Cahora Bassa.
(AIM)
FG/sg