
Daniel Chapo Secretario-geral interino da Frelimo. Foto de Ferhat Momade
Maputo, 25 Mai (AIM) – Daniel Chapo, candidato da Frelimo, para as eleições presidenciais de 09 de Outubro próximo, apresentou-se hoje (25) publicamente aos residentes do distrito de Nacala Porto, província de Nampula, no norte de Moçambique.
Milhares de pessoas compareceram ao local onde decorreu para a apresentação do candidato presidencial do partido no poder, um acto que foi dirigido pelo membro da Comissão Política, Francisco Mucanheia.
Esta foi a primeira vez que a apresentação de Chapo teve lugar a nível de distrito, e justificou o acto afirmando que foi aqui onde começou a sua carreira profissional como conservador dos serviços de registo e notariado
Chapo, que fez questão de esclarecer de que não se trata de uma campanha eleitoral, prometeu formar um governo inclusivo e participativo caso seja eleito para o cargo de Presidente da República.
Chapo promete desenvolver o país, construir mais empresas para empregar mais jovens e reanimar a função pública Por isso, advertiu afirmando “aquele que nós ouvirmos que está a atender mal a nossa população é para mandarmos embora”,
Anunciou aos presentes que o seu manifesto eleitoral, que ainda está em fase de elaboração, inclui a criação de novos postos de emprego, bem como a construção de novas infra-estruturas com destaque para hospitais e escolas.
“Temos que continuar a trabalhar para podermos atrair mais investimentos de grandes empresas para virem construírem grandes indústrias aqui em Nacala, também para virem trabalhar para construírem mais coisas grandes, porque só com a construção de coisas grandes é que o dinheiro vai circular”, disse.
O combate à corrupção também está no topo da agenda do programa de governação de Chapo.
“Ser corrupto e roubar dinheiro do Estado para faltar escola para a população para faltar hospital para a população, estrada para a população porque o dinheiro foi para uma pessoa ou para um grupo de pessoas é mau”, advertiu.
Na tarde deste sábado, Chapo deslocou-se a Monapo onde foi apresentado a população daquele distrito.
Refira-se que Chapo já se apresentou na cidade de Quelimane, capital da província da Zambézia, bem como Tete e Nampula, capitais das províncias homónimas.
(AIM)
sg