
Maputo, 25 Mai (AIM) – O Chefe da Missão de Treino da União Europeia em Moçambique, o Major General João Gonçalves, disse à AIM que para a primeira fase do mandato no país foi definido um pacote financeiro no valor de 89 milhões de euros.
O valor destina-se para a aquisição de mais de 300 viaturas alocadas às 11 companhias de reacção rápida e outros ramos do exército, fardamento militar, formação de instrutores, aquisição de cerca de 100 embarcações, mais de uma dezena de ambulâncias, entre outros.
“Relativamente ao final do mandato da Missão de Treino da União Europeia em Moçambique, o que foi estabelecido logo no plano inicial é que a Missão teria uma duração de dois anos após a capacidade final operacional que foi atingida em Setembro de 2022. Portanto, dois anos depois, dia 9 de Setembro de 2024 é último dia da Missão neste primeiro mandato, dai que tenha sido feito esta revisão estratégica e foi anunciado o prolongamento por mais dois, até 30 de Junho de 2026”, disse Gonçalves.
Com o recente anúncio da extensão da permanência no país e o novo mandato, a Missão de Treino da União Europeia em Moçambique, passa a designar-se por ” Missão de Assistência Militar “.
“A próxima fase será assessorarmos Moçambique, não sairemos do treino, continuaremos monitorando, dialogando com os moçambicanos no sentido de estar sempre a actualizar e melhorar o treino”, disse a fonte.
Sobre o pedido de fornecimento de equipamento letal ao país, fez saber que esta decisão cabe ao mais alto nível entre governo de Moçambique e a União Europeia.
Sobre a segunda fase que se estende até 30 de Junho de 2026, Gonçalves afirma que ainda não foi definido o pacote financeiro para Moçambique.
Quanto às 100 embarcações previstas para equipar o exército disse “uma boa parte delas foram entregues outras não. Não foram entregues apenas por dificuldades no mercado mundial de fornecimento daquele equipamento, algumas peças estão mais demoradas, vamos terminar essa entrega até Dezembro de 2024”, disse.
Revelou que o mundo está complicado pelo facto de haver muita demanda militar, o dinheiro foi alocado e aguarda-se ainda pela chegada do equipamento.
(AIM)
MR/sg