
Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugura Mercado de Peixe de Chocas Mar, província de Nampula
Chocas-Mar, (Moçambique), 26 AIM – O arranque das obras de construção do porto de pesca de Angoche, no litoral sul da província de Nampula, está projectado para Julho próximo, anunciou sábado em Chocas-Mar distrito de Mossuril, o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi.
Nyusi fez estas declarações durante a inauguração do mercado de peixe de Chocas-Mar, uma estância turística mundialmente conhecida.
“O porto de pesca de Angoche irá representar o ponto mais alto do reconhecimento da importância do sector das pescas naquele distrito. A estrada Nametil-Angche, em construção, irá permitir levar pescado, em grande quantidade e qualidade, daquela região para o resto do país e o mundo”, augurou.
O presidente destacou a importância que o governo atribui a este tipo de facilidades, sendo que já existe uma do mesmo género em Namige, distrito de Mogincual e decorre a construção de ou uma outra em Larde, precisamente para potenciar as comunidades com infra-estruturas económicas do ramo pesqueiro.
“A construção deste mercado de peixe das Chocas Mar, reflecte o compromisso do governo na criação de condições infra-estruturais, para que o povo moçambicano se desenvolva de forma sustentável, melhorando deste modo a qualidade da sua vida”, anotou.
Nyusi, afirmou ainda que a intenção é desenvolver de forma comercial a actividade pesqueira apoiando na criação de condições para que os operadores artesanais possam reduzir as perdas pós-captura e melhorar a comercialização dentro dos padrões higiénicos e sanitários recomendados.
Aos intervenientes na cadeia de valor que compreende a combinação da captura, conservação, comercialização e transporte, Nyusi disse que a implantação do mercado reflecte o compromisso da diversificação da economia nacional.
Na mesma ocasião recordou a tragédia recente do afogamento de cerca de 100 pessoas provenientes de Lunga, também no distrito de Mossuril, ao largo da Ilha de Moçambique, fugindo das suas casas por motivos ligados a desinformação.
Adiantou que o governo, além de estar a melhorar as condições de vida com a implantação e melhoria de serviços sociais, vai usar os meios de informação comunitários para comunicar mais com as comunidades sobre os factos que ocorrem na sociedade prevenindo a desinformação e agitação provocada por boatos.
A província de Nampula, possui dez distritos costeiros e pratica a aquacultura sendo que em 2023, a sua produção pesqueira foi de 97.440 toneladas.
(AIM)
RI/sg