Maputo, 05 Jun (AIM) – A Ministra da Terra e Ambiente (MTA), Ivete Maibaze, considera o saneamento do meio um dos maiores problemas ambientais no meio urbano como no rural.
A Ministra falava hoje, em Maputo, momentos durante a cerimónia de inauguração de uma fonte fotovoltaica, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Ambiente.
“Podemos olhar um pouco pelos impactos das mudanças climáticas e concordar que o saneamento do meio é um dos principais problemas”, disse Maibaze, hoje (05), em Maputo, momentos após a cerimónia de inauguração de uma micro central fotovoltaica para o fornecimento de energia ao centro de dados sobre terras e outros recursos naturais,
A governante apontou ainda como problemas ambientais a erosão, principalmente a costeira e o desmatamento.
“Temos também o problema da erosão, que é uma realidade no nosso país, particularmente a erosão costeira. Podemos também, neste caso, olhar para o desmatamento, que é resultante não só da prática da agricultura, mas também da exploração de recurso florestal para a obtenção do combustível lenhoso”, disse.
Maibaze disse que para fazer face a este mal, o governo tem desenvolvido várias actividades visando a reestruturação e reflorestamento com destaque para plantação de 10 mil hectares desde Junho de 2023, particularmente nas províncias da Zambézia, Tete e Nampula.
A Inauguração da micro central fotovoltaica insere-se nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala hoje (05) sob o lema “ Restauração de terras, resilientes à seca e desertificação”
Segundo a governante a inauguração daquela infraestrutura irá contribuir para a sustentabilidade dos investimentos realizados no quadro da governação electrónica da terra e de outros recursos naturais existentes no país.
A Central fotovoltaica, constituída por 325 painéis solares ocupando uma área de 1.288 metros quadrados, com uma potência de 200 quilowatts, já está a permitir a produção e uso de energia renovável, que menos impacta sobre o ambiente, em todo o edifício da Direcção Nacional de Terras e Desenvolvimento Territorial e do CENACARTA, reduzindo os custos associados ao consumo da energia eléctrica da rede nacional.
(AIM)
Snn/dt