
Maputo, 07 Jul (AIM) – A KARMOL, uma parceria entre a Karpowership e a Mitsui O.S.K. Lines, Ltd., que opera na produção de energia e soluções de GNL, desembolsou 1.5 milhões de meticais para a requalificação do centro de pescadores de Nacala, um espaço que garante a sustentabilidade e conservação dos recursos pesqueiros naquele ponto da região norte do país.
A iniciativa surge em resposta aos desafios enfrentados pelos pescadores locais ligados à deterioração das infra-estruturas, falta de materiais adequados para a conservação do pescado e para o exercício da atividade em alto mar, o que consequentemente causava a venda do pescado a preços altos.
A informação consta de um comunicado da Karmol enviado hoje à AIM.
No documento, o gestor da KARMOL, Cumhur Aksoy diz que a ação é um contributo da sua firma para a melhoria das condições dos pescadores moçambicanos.
“Temos acompanhado de perto os anseios e preocupações dos pescadores e temos procurado continuamente contribuir para a melhoria das suas condições, porque compreendemos a importância da pesca nas suas vidas”, disse o gestor.
Acrescentou que “A renovação deste centro não só responde às necessidades deste grupo, como também reafirma o nosso empenhamento no grande potencial de pesca da região”.
Por sua vez, o secretário da Associação de Pescadores de Nahenreque, Calibo Buananli, agradeceu o apoio e disse que vai contribuir para que os pescadores ultrapassem alguns dos seus maiores desafios.
“Gostaríamos de agradecer ao nosso governo e à KARMOL pela oportunidade que nos foi dada de ultrapassar alguns grandes desafios que nos impediam de funcionar melhor. Esperamos que, com esta oportunidade, possamos contribuir activamente para a geração de rendimentos para sustentar várias famílias, bem como empregar mais jovens na pesca e comercialização de pescado, e promover uma cultura de gestão, poupança e segurança social”, apontou.
O centro de pescas recebeu, entre outras, da Karmol quatro câmaras frigoríficas, mais de 25 redes de pesca, bóias de sinalização, anzóis, linha de pesca e respectivas cordas, para pouco mais de 50 pescadores.
(AIM)
CC/dt