
Procuradoria Geral da República (PGR). Foto de Carlos Júnior
Maputo, 8 Out (AIM) – O Procurador-Geral da República e Presidente do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, Américo Letela, confere posse esta quinta-feira (9) em Maputo, a 44 novos magistrados do Ministério Público (MP), após sua nomeação para categoria de Procuradores da República da terceira.
Segundo uma nota de imprensa enviada a AIM, para província de Niassa, tomarão posse Procuradores dos distritos de Ngaúma, Nipepe e Maua.
Igualmente serão empossados os Procuradores de Monapo, Memba, Malema e Ribaue na província de Nampula.
Na Zambézia, tomarão posse os Procuradores dos distritos de Milange e Chinde.
Em Tete, serão empossados os Procuradores dos distritos de Moatize e Zumbo.
A nota indica ainda que para província de Manica, vão tomar posse os Procuradores da cidade de Chimoio e do distrito de Gondola, respectivamente.
Sofala, tomarão posse os Procuradores da cidade da beira, distritos de Dondo e Nhamatanda.
Em Inhambane, serão empossados os Procuradores da cidade, dos distritos de Inhambane, Jangamo e Morrumbene.
Na cidade e província de Maputo, serão empossados os Procuradores dos distritos municipais de Ka Mubukwana, Ka Mavota Ka Nhamanculo, Ka Maxaquene, cidade da Matola, Machava, Marracuene, Moamba, Namaacha e Manhiça, respectivamente.
Os magistrados do MP a serem empossados participaram do XXII curso de formação Inicial para o ingresso na carreira da Magistratura do Ministério Público, realizado pelo Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ) em 2023.
A nomeação dos novos Procuradores está em linha com o plano da instituição para combate à corrupção, criminalidade organizada e transnacional, reforço da inspecção do MP, triagens dos autos nas esquadras, postos policiais, comandos distritais da Polícia da República de Moçambique e estabelecimentos penitenciários.
Assim, o país contará com um total de 823 magistrados dos quais 439 do sexo masculino e 384 do sexo feminino.
Durante o evento também devera ser empossado um inspector do Ministério Público.
(AIM)
MR/sg