Primeira-dama (centro) com a equipe sénior feminina de basquetebol do Ferroviário de Maputo
Maputo, 27 Nov (AIM) – A Primeira-Dama de Moçambique, Gueta Chapo, premiou a equipa sénior feminina de basquetebol do Clube Ferroviário de Maputo, pelas conquistas alcançadas nos últimos sete anos, a nível interno e internacional.
O prémio consistiu na entrega simbólica de um cheque equivalente no valor de 2.050 mil meticais (cerca de 32 mil dólares, ao câmbio corrente) acto que teve lugar hoje na capital moçambicana, Maputo, acto testemunhado pelo Presidente do Conselho de Administração dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) Agostinho Langa Júnior.
Dirigindo-se às jogadoras, Gueta Chapo reconheceu o esforço e as vitórias alcançadas ao longo dos últimos sete anos pelo clube Ferroviário do Maputo, através da equipe feminina de basquetebol.
A equipa feminina de basquetebol do Ferroviário de Maputo amealhou um total de 11 campeonatos nacionais, incluindo os últimos três anos consecutivos, 2023, 2024 e 2025. Venceu a Liga Nacional de Basquetebol da Sasol, e ao nível do continente africano, conquistou três títulos na Liga Africana de Basquetebol, sendo em 2018 em Maputo, 2019, no Egipto, e 2024, na capital senegalesa, Dakar.
“Por isso, hoje celebramos mais uma vitória muito grande. Essa conquista é muito mais do que apenas um troféu, é um reflexo de esforço, dedicação e de trabalho em equipe”, disse a esposa do Presidente da República.
Elogiou a toda a equipa, incluindo a técnica, direcção, que colocam em cada treino uma agenda de trabalho, facto que reconhece ser uma tarefa difícil, mas não impossível de vencer.
“Cada um de vocês”, acrescentou Gueta Chapo, “foi essencial para essa vitória e todos tiveram um papel fundamental no sucesso da equipe; vocês não são apenas jogadoras, ou não jogaram somente pensando em vós; jogaram pensando na equipe, na empresa que nos suporta, no país e no mundo”.
Os troféus conquistados em todos os campeonatos, segundo Gueta Chapo, são uma prova “de que quando nos dedicamos e trabalhamos juntos, não há limites para o que podemos alcançar”.
Fez questão de recordar que o caminho da vitória é feito de aprendizado, e o que a equipa feminina de basquetebol do clube ferroviário de Maputo alcançou é apenas um começo, “terão mais, mais, mais vitórias”.
Sobre a Liga Africana de Basquetebol, a ter lugar no Cairo, de 5 a 14 de Dezembro próximo, Gueta Chapo dirigiu uma palavra de conforto e sucessos a equipa que vai disputar a Liga, apelando as jogadoras a continuar a se empenhar em prol do desporto moçambicano, sublinhando para que continuem a jogar e alcançar troféus.
“Vocês são todas, vocês têm pelo desporto, e eu sendo uma delas, trabalhamos arduamente para conseguir o apoio que acabamos de anunciar”, disse Gueta Chapo, que é antiga jogadora de andebol.
Dos 2.050 mil meticais, cada atleta auferiu 100 mil meticais, e o treinador principal, Nazir Salé, injectou 200 mil, o seu adjunto obteve 150 mil, e o restante da equipa técnica recebeu 75 mil cada.
(AIM)
Ac/sg
