Maputo, 3 de Jan (AIM)-Através de um projeto promovido pela Universidade de Palerme, da Itália, que se insere numa das maiores inaugurações do continente africano, em cooperação com diversas universidades do campus no âmbito do Plan Mattei, está em curso a formação em funções dos Ministros da Justiça e da Saúde no continente africano.
A Somália é o ponto de partida da iniciativa avaliada em 1,5 milhões de euros, com duração de três anos, para contribuir na formação de quadros superiores, a partir das funções dos Ministros da Justiça e da Saúde.
“O projeto, promovido pelo Departamento de Ciências Políticas e Relações Internacionais da Universidade de Palerme, visa fortalecer o nível dos gestores do setor público somali e é financiado pela Agência Italiana de Cooperação e Desenvolvimento (AICS)”, escreve a AGI.
De acordo com o gestor científico do projecto, Salvatore Mancuso, professor de direito dos países africanos e antropologia jurídica, a iniciativa tem como condão “satisfazer as necessidades de dois ministros que estão interessados em melhorar as competências de gestão dos projectos estruturante”. Acrescentando que, “contribuiremos para responder às necessidades de formação, ainda no início, que são muito urgentes para os países africanos”, vincou.
Para o diretor da Universidade de Palerme, Massimo Midiri , o projeto “é de extrema importância para o contexto somali” e ao mesmo tempo é uma precaução adicional para o processo de internacionalização da universidade que está interessada nos resultados consideráveis tanto no domínio do ensino, à através do aumento do número de alunos e participantes inscritos, que fazem parte das iniciativas de investigação e cooperação.