
Funcionários da Agência Anadolu concentram-se num local mais seguro após terramoto em Ankara, Turquia
Ankara (Turquia), 15 Mai (AIM) – Um terramoto de magnitude 5.2 ocorrido na tarde desta quinta-feira, em Ancara, capital da Turquia, deixou em pânico centenas de pessoas e obrigou o encerramento da actividade laboral em algumas instituições privadas e agências governamentais.
O terramoto fez-se sentir no bairro da Tandogan, onde localizam-se as instalações da Agência Turca de Cooperação e Coordenação (TIKA) e da Agência Anadolu, a principal agência de notícias da Turquia.
De acordo com Hazal Duran, directora de comunicação estratégica na Agência Anadolu, o tremor de terra foi bastante forte e, por isso, todos os trabalhadores da agência foram evacuados dos edifícios, como forma “de evitar o pior.”
“Todos os trabalhadores da agência foram evacuados e foram todos concentrados aqui em baixo, para que ficassem seguros de qualquer situação perigosa que, eventualmente, pudesse acontecer”, disse.
Duran explicou que, durante o tremor de terra não houve vítimas mortais ou danos materiais, “mas várias pessoas ficaram terrivelmente assustadas.”
“Acredito que estamos agora seguros porque o tremor já parou. Não houve vítimas e ninguém foi ferido. A evacuação do pessoal foi uma medida de precaução, de acordo com o nosso protocolo. Por isso, estamos todos posicionados aqui em baixo e fora dos edifícios”, disse a directora.
“Não houve nenhum dano humano ou material”, assegurou.
De acordo com a Autoridade de Gestão de Catástrofes e Emergências (AFAD), o terramoto foi também registado na cidade vizinha de Konya, no centro do país.Por outro lado, diversas pessoas aglomeradas em grupos, incluindo os trabalhadores da agência, comentavam sobre o susto que o tremor causou, manifestando desconforto e tristeza. Algumas lembravam-se do terramoto que matou mais de 50 mil pessoas em 2023, na cidade de Istambul.
Na altura, as autoridades revelaram ser necessários quase 40 bilhões de dólares para que a cidade de Istambul se preparasse para um possível tremor, depois de mais de 170 prédios terem ruído.
Duran falava à margem de uma visita efectuada à Agência Anadolu por um grupo de jornalistas moçambicanos e nigerianos – que desde segunda-feira última – participam de uma formação em Medias Digitais na Rádio e Televisão Estatal Turca (TRT).
(AIM)
Ad/sg/