
Maputo, 20 Jul (AIM) – O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê continuação de tempo muito frio acompanhado de chuvas e ventos fortes com rajadas, nas zonas sul e centro de Moçambique, até ao final desta sexta-feira (21).
O meteorologista do INAM, Arsénio Mindo, disse quinta-feira (20), num breve contacto telefónico com a AIM, que o frio que se faz sentir resulta de passagem, na região, de um sistema frontal de massas de ar frio.
Mindo disse que para sexta-feira prevê-se que a temperatura máxima esteja entre os 18 e 19 graus Celcius na cidade e província de Maputo, sul do país.
“Para a zona sul, a massa de ar frio faz-se sentir em todos os distritos das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane”, acrescentou.
Explicou que o fenómeno está gradualmente a atingir a zona centro do país a partir desta mesma quinta-feira (20).
“Na zona centro, o fenómeno vai afectar principalmente os distritos de Machanga, Chibabava, Búzi, Dondo, Nhamatanda, Muanza, Gorongosa e cidade da Beira, na província de Sofala, e na de Manica os distritos de Machaze, Sussundenga, Manica, Mossurize, Macate, Báruè e cidade de Chimoio”, avançou.
“Temos a passagem de uma frente activa neste momento na região sul do país. Este sistema está a progredir para a zona centro, então as províncias de Manica e Sofala serão também afectadas”, alertou.
Segundo o meteorologista, há, ainda, previsão de ocorrência de ventos fortes com rajadas entre os 60 e 70 quilómetros por hora.
“Estes ventos poderão agitar o mar e gerar ondas com alturas até quatro metros a cinquenta milhas da costa, entre os paralelos 20 e 25 graus sul, até ao final do dia de amanhã (21)”, referiu.
“Apelamos a navegação marinha para que não se faça ao mar, principalmente barcos de pequeno porte. Não é aconselhável e que assegurem os bens. Espera-se que os efeitos do vento forte sejam sentidos nos distritos costeiros, estamos a falar mais de Maputo, Gaza e Inhambane, face ao risco de ventos com alguma intensidade”, acrescentou.
Mindo afastou a possibilidade de a zona norte ser afectada pelo frio intenso.
O boletim informativo do INAM, emitido esta quinta-feira às 15h00 locais de Maputo a que a AIM teve acesso, indica que a temperatura máxima irá variar entre 17 e 22 graus Celcius em alguns distritos da zona sul e no centro do país.
(AIM)
FG/mz