Domingos Mossela, da AIM, em Lisboa
Lisboa, 05 Ago (AIM)- O Papa Francisco, que preside à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, sublinhou no seu discurso
no começo da Vigília na noite deste sábado, no Parque Tejo, que ‘na vida nada é grátis, grátis só o amor de Jesus’.
O líder da Igreja Católica acrescentou que ‘a alegria não está na biblioteca, fechada. Há que ir buscá-la, descobri-la’. ‘A alegria é missionária. Não é só para mim, é para levar aos outros’, afirmou o Papa Francisco, na vigília, no Parque Tejo, perante 1,5 milhões de pessoas.
Francisco disse ainda que o que importa não é não cair, mas sim não permanecer caído e alerta que ‘a única situação em que é lícito olhar uma pessoa de cima para baixo é para ajudá-la a levantar-se’.
Pedindo aos presentes para que olhem para trás e vejam o que já receberam, lembrou que houve pessoas que ‘foram um raio de luz’, dos pais aos avós, dos catequistas a religiosos, amigos a professores.
‘Eles são as raízes da alegria’, apontou, destacando que essa alegria não é ‘do momento, passageira’, nem ‘está fechada na biblioteca, embora seja preciso estudar’.
Para o Papa, esta ‘não deve estar guardada à chave, tem de se procurar, de se descobrir’, de dar aos outros.
A vigília com o Papa Francisco começou com a música ‘Felizes’, escrita pelo padre Miguel Pedro Melo.
JOVEM MOÇAMBICANA FALA SOBRE EXPERIÊNCIA DE FÉ PERANTE ATAQUES TERRORISTAS
Trata-se de Marta Luís, jovem de 18 anos, de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique,. que falou sobre a sua experiência de fé perante os ataques terroristas protagonizados pelo Estado Islâmico. Cabo Delgado é vítima do terrorismo (que consiste em ataques, massacres e pilhagens de bens públicos e privados reivindicados pelo Estado Islâmico) desde 2017.
A jovem moçambicana falou antes do discurso do Papa. Recorde-se que de Moçambique vieram cerca de 600 peregrinos de todas as idades para a JMJ, evento que encerra este domingo. A Jornada começou na terça-feira, dia 1 de agosto.
Entretanto, segundo as autoridades moçambicanas, a acção combativa das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FADM), a Força Local e de todos os países amigos, particularmente as Forças de Defesa do Ruanda e o contingente da Missão Militar da SADC para Moçambique (SAMIM), permitiu estabeleceu a ordem, segurança e estabilidade em todas as sedes distritais e povoações a norte de Cabo Delgado outrora ocupados pelos terroristas.
A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE DE LISBOA
O anúncio da escolha de Lisboa foi feito em 27 de janeiro de 2019, na missa de encerramento da JMJ na Cidade do Panamá, pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, Kevin Joseph Farrell. Este dicastério é o organismo do Vaticano que organiza a JMJ com um comité local.
Na mesma ocasião, o Papa Francisco, que presidia à JMJ, escreveu na sua conta no Twitter: “A vocês, queridos jovens, um muito obrigado por Panama2019. Continuem a caminhar, continuem a viver a fé e a compartilhá-la. Até Lisboa em 2022”.
A JMJ em Lisboa acabou por ser adiada um ano, devido à pandemia de covid-19.
(AIM)
DM
(AIM)