Maputo, 21 de Ago (AIM) – Uma delegação de empresários moçambicanos, composta por 30 membros, participa numa missão empresarial na cidade italiana de Ravine, onde vai decorrer uma feira de óleo e gás.
A missão, organizada pela Embaixada de Moçambique na Itália e Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX), será realizada nos 24 e 25 de Outubro, sendo que durante a feira, terá lugar uma sessão bilateral entre empresas moçambicanas e italianas, cujo objectivo será a apresentação das oportunidades de investimento em Moçambique.
Segundo o presidente da Câmara de Comércio Moçambique-Itália (CCMI), Simone Santi, seguidamente, no dia 26 do mesmo mês, vai decorrer na cidade italiana de Milão, o Fórum Empresarial Moçambique- Itália, organizado pela Embaixada de Moçambique na Itália.
“Vai ser um fórum onde se vai falar de energia, de turismo, da agricultura, agro-processamento, de logística e de infra-estruturas”, disse Santi, que falava numa conferência de imprensa realizada hoje (21), em Maputo, visando divulgar os objectivos da missão.
À margem do fórum serão também mantidos encontros bilaterais com as parcerias datadas de 2019 entre a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Câmera do Comercio Italiana e a associação das empresas que trabalham na logística e na construção da área da energia.
“Em seguida, vamos arrancar para Paris [capital francesa], onde vamos dar continuidade aos encontros de negócios bilaterais, tomando em consideração que os grandes projectos de óleo e gás têm como operadora líder a empresa italiana Eni, que vai dar apoio a Moçambique na organização do evento de Milão e a TotalEnerges que vai apoiar a organização do encontro empresarial que vai acontecer em Paris”, explicou.
Para esta missão, está prevista a participação de cerca de 70 empresas, sendo que até agora já estão inscritas 30.
(AIM)
SC/FF