Nampula, (Moçambique), 07 Nov (AIM) – A Fundação “Tzu Chi” iniciou, nesta terça-feira, a distribuição de mais de 200 toneladas de alimentos e kits de insumos agrários a pouco mais de 7.200 famílias residentes na Ilha de Moçambique, na nortenha província de Nampula.
Trata-se de famílias que foram afectados pelo ciclone tropical Gombe, no ano passado.
A informação foi partilhada hoje, a jornalistas, na cidade de Nampula, pelo presidente desta fundação, Dino Foi.
Segundo a fonte, a acção significa um passo adiante na sua perspectiva de apoio, passando do meramente alimentar para o auto-sustento.
Assim, as famílias residentes em 25 bairros da parte insular e continental da Ilha de Moçambique irão receber cerca de 203 toneladas de produtos alimentares, como arroz e farinha de milho, bem como sementes de gergelim, feijão bóer e amendoim.
A “Tzu Chi”, foi uma das organizações que após o ciclone Gombe prestou socorros aos afectados, tendo investido, nessa acção, 45 milhões de meticais (cerca de 714 mil dólares americanos).
Para a actividade em questão, a fonte disse que foram gastos 18 milhões de meticais (pouco mais de 285 mil dólares) na compra dos produtos alimentares e kits com insumos agrários.
“Um ano depois, viemos ver o que aconteceu aos nossos beneficiários, o famoso antes e depois. Trouxemos um kit diferente, com produtos alimentares como arroz e farinha de milho, mas também sementes de gergelim, feijão boer e milho”, disse.
“Queremos que as 7.272 famílias façam um salto qualitativo e, se cada uma fizer uma tonelada de gergelim, vai significar 60 mil meticais, numa campanha que lhe cai nas mãos. Vai poder pagar escola para os seus filhos, reconstruir as suas casas e criar aqui um ciclo positivo. Por isso, desta vez, o nosso kit é diferente daquele do tempo da emergência”, explicou a fonte.
Outra intenção da fundação, segundo Dino Foi, é incentivar o voluntarismo no seio das comunidades.
“Outra coisa importante, neste momento, temos 24 voluntários, vieram de Maputo e Sofala. A mensagem que queremos passar é que aqui, em Nampula, não seja preciso alguém vir de fora para estas intervenções”.
A Fundação “Tzu Chi Moçambique’ é uma organização de caridade de âmbito nacional, com intervenções nas províncias de Nampula, Sofala e Maputo (Província e Cidade).
(AIM)
Rosa Inguane (RI)/dt