Maputo, 08 Jan (AIM) – O governo moçambicano necessita de 30 milhões de dólares americanos para a construção de uma nova ponte sobre o rio Rovúbuè, na província central de Tete.
O montante é para dar resposta a estudos desenvolvidos por engenheiros da área, que indicam que a base dos pilares sobre o rio Rovúbuè está danificada tornando a infra-estrutura frágil para suportar a circulação de viaturas ligeiras e pesadas.
Trata-se de uma infra-estrutura que liga directamente a cidade de Tete a distritos produtivos bem como os países do hinterland afectada no ano de 2021 pelo Ciclone “ANA” que devastou aquela região.
A informação foi avançada pelo director nacional da Administração Nacional de Estradas (ANE), Elias Paulo, à Rádio Moçambique, emissora nacional, onde os projectos em carteira para retomar a ligação rodoviária para alguns países do hinterland e os distritos produtivos de Tete, com a construção da ponte sobre o rio Rovúbuè.
Elias Paulo referiu ainda que o governo continua à espera de uma luz verde de alguns parceiros para a construção ou reabilitação da ponte.
Segundo Paulo viabilizado este projecto, a instituição que dirige estaria em condições de aliviar a pressão sobre a Ponte Samora Machel e servir também o hinterland, que se vem ressentindo dos efeitos do excesso do peso de carga transportada.
“A reposição da travessia no Rovúbuè é imprescindível, para transferir a carga pesada da Samora Machel e também a pressão dentro da cidade de Tete.
Acrescentou que “daí que, Rovúbuè é imprescindível por essa razão está a fazer todo o esforço no sentido de conseguirmos reabilitar ou construir uma ponte nova para repormos aquilo que era o programa do movimento da carga nesta região do país. Sabemos que é muita carga pesada vinda da Zâmbia da RDC pelo Porto da Beira”.
Neste momento, a ponte sobre o rio Rovúbuè está condicionada a circulação de pessoas, motorizadas e triciclos.
(AIM)
FG/sg