Maputo, 29 Mar (AIM) – Os cristãos moçambicanos celebram hoje a Sexta-Feira Santa com um chamamento do Presidente da República, Filipe Nyusi, para uma maior união entre os cidadãos.
“Esta data é um marco importante para os nossos irmãos cristãos, cujo simbolismo representa o desejo de todos nós como moçambicanos, mormente o desejo da paz, concórdia e irmandade como pilares da nossa convivência como sociedade”, lê-se na mensagem do Presidente na sua página oficial de Facebook.
Nyusi sublinha que estes valores são eminentemente humanos e não dependem da crença religiosa, mas sim da vontade de cada um de viver numa sociedade coesa e unida que tem como seu objectivo final a convivência pacífica entre os irmãos da mesma pátria.
Por isso, disse o Chefe de Estado, “apelo a todos os moçambicanos, independentemente da sua crença religiosa ou doutra índole, para que todos os dias da nossa convivência sejam marcados pelos valores da convivência humana como a fraternidade, amizade, paz e união, de modo a construirmos uma sociedade cada vez mais harmoniosa”.
Nyusi explica na sua mensagem que, hoje (29) participou na missa alusiva à Sexta-Feira Santa na Igreja de Montepuez, província de Cabo Delgado, numa comunhão com os paroquianos.
Foi um evento que fez lembrar a crucificação de Jesus Cristo. Por isso, Nyusi disse esperar que a sua fé e dedicação continuem a guiar os fiéis pelos caminhos da paz e da esperança.
Nyusi conclui a sua mensagem com desejando aos cristãos de todo o mundo, e em especial aos moçambicano, uma Sexta-Feira Santa cheia de realizações espirituais.
À semelhança dos últimos seis anos, a Páscoa no presente ano celebra-se num clima de violência armada perpetrada por grupos extremistas, cuja real motivação ainda não está clara.
A violência já fez mais de três mil mortos e forçou mais de um milhão de cidadãos a abandonar as suas zonas de origem a busca de abrigo em locais mais seguros, desencadeando uma crise humanitária.
(AIM)
sg