
Maputo, 23 Jun (AIM)- As áreas de conservação moçambicanas receberam, nos últimos anos, 1.416 animais translocados da África do Sul, entre os quais elefantes, leões e rinocerontes.
Com esta operação de translocação, Moçambique recebeu também hienas, leopardos, búfalos, entre outros.
Das áreas de conservação que receberam animais, o destaque vai para o Parque Nacional do Zinave, no distrito de Mabote, província meridional de Inhambane, que passou a ser o único no país a albergar os ‘big five’ terrestres, designadamente o elefante, leão, leopardo, hipopótamo e o rinoceronte.
Citada pela Rádio Moçambique, a ministra moçambicana da Terra e do Ambiente, Ivete Maibaze, disse que este exercício exigiu do sector a adopção de medidas para garantir a integridade dos animais e de todo o património natural. “Assim, estabelecemos o centro de coordenação de operações contra a caça furtiva no distrito de Mabote e privilegiámos a monitoria telemétrica do movimento dos animais através de 40 colares”, acrescentou.
Moçambique conta com 12 parques nacionais e áreas protegidas, tendo 5.500 espécies de flora e 4.271 espécies de vida selvagem terrestre.
(AIM)
FF