O embaixador italiano em Adis Abeba, na Etiópia, Agostino Palese , assinou recentemente um acordo relativo ao programa “Soutien” da República Federal Democrática da Etiópia para o desenvolvimento ambiental e a economia verde.
O acordo foi assinado com o Ministro das Finanças etíope, Ahmed Shide no âmbito do Plano Mattei que prevê o desembolso de 25 milhões de euros com vista ao desenvolvimento sustentável dos países da Corno de África, avança a agência noticiosa italiana AGI.
O acordo, denominado Projet Jimma, constitui um dos elementos fundacionais para a implementação do plano Mattei na Etiópia, com um compromisso de 25 milhões de euros para apoiar a criação de empregados, o crescimento económico e a realização dos objectivos de desenvolvimento duradouro. dos salários.
A dotação italiana está dividida em duas componentes, 11,5 milhões de euros de crédito de ajuda e 13,5 milhões de euros de doações para orientar investimentos transformadores e construção de uma economia verde que seja resiliente às alterações climáticas ate 2030. Neste contexto, o governo de Adis-Abeba lançou recentemente um plano de implementação 2024-2030 para operacionalizar a contribuição determinada a nível nacional.
“A luta contra as alterações climáticas é um programa de desenvolvimento que afecta as tendências actuais. A Etiópia precisa desse plano” declarou o vice-primeiro-ministro Temesgen Tiruneh antes do lançamento do plano, apelando aos ministros federais para aumentarem os orçamentos nações a alinhar os processos de planeamento do clima e do desenvolvimento e exortar os parceiros de desenvolvimento a incorporar o seu apoio ao governo no financiamento das prioridades do Plano, e incluir o reforço das capacidades.
O plano operacional promete um envolvimento global na sociedade e no governo, alinhado com os principais planos de acção climática nacionais e sectoriais, objectivos de desenvolvimento e processos orçamentais, que podem ajudá-lo a desvendá-lo de fontes de financiamento novas e inovadoras.
O governo etíope está empenhado em financiar 20 cêntimos para o montante total estimado, 80 cêntimos para o restante e impostos internacionais.