
Técnicos da EDM em trabalham para repor fornecimento de energia. Foto arquivo
Maputo, 07 Ago (AIM) – A vandalização de um poste de distribuição, perpetrada por indivíduos desconhecidos ainda a monte, deixou cerca de 4.000 clientes sem energia, no distrito de Moamba, província meridional de Maputo, anunciou hoje a Electricidade de Moçambique (EDM).
Segundo um comunicado daquela empresa pública, o acto ocorreu na madrugada desta quarta-feira, na zona de Tenga, tendo provocado uma avaria no sistema de fornecimento de energia eléctrica.
“Este acto de sabotagem deixou, sem corrente eléctrica, cerca de 4.000 clientes dos Bairros de Tenga, Malanga 2, Pessene, Maguaza e Caniço”, indica a nota enviada hoje à AIM.
A empresa garante que equipas técnicas da EDM já estão no local, desde o momento que tomaram conhecimento da vandalização, visando a reposição do sistema nas zonas afectadas, o mais breve possível.
Contudo, parte destas zonas está a ser alimentada por vias alternativas.
Perante a crescente e preocupante ocorrência de actos de vandalização, a EDM apela à vigilância comunitária, na medida em que estes actos comprometem os esforços da empresa no cumprimento da meta de acesso à energia de todos os moçambicanos, até 2030.
“Pelos transtornos causados por esta sabotagem, a Electricidade de Moçambique agradece a compreensão de todos”, destaca, assegurando que a empresa assume o compromisso de trabalhar para melhorar, ainda mais, a qualidade dos nossos serviços.
(AIM)
dt/sg