Maputo, 01 Set (AIM) – A província de Gaza, sul de Moçambique, venceu a categoria de melhor província expositora na 59ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM) de 2024, cujo encerramento teve lugar sábado no distrito de Marracuene, província meridional de Maputo.
Na edição anterior a província de Cabo Delgado sagrou-se vencedora.
O acto teve lugar durante a cerimónia de encerramento da FACIM 2024, que contou com a presença do Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane.
O segundo lugar na mesma categoria coube a província central de Sofala; e em terceiro, a província meridional de Inhambane.
Cabo Delgado foi galardoada na categoria de melhor província mais informativa, seguida da província de Maputo, e o terceiro lugar coube à província setentrional de Niassa.
Para a categoria de província com mais produtos manufacturados e embalados, a primeira posição foi atribuída a Nampula. A segunda posição foi atribuída a a Manica e a terceira a Zambézia.
Já, na categoria de província melhor gestora de stand, Tete ocupou o primeiro lugar, seguido da cidade de Maputo. A terceira posição coube para Sofala.
O Comissariado Geral de Moçambique Expo 2025 conquistou o lugar cimeiro para o melhor expositor inovador nacional e em segundo e último ficou o Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos.
Para a categoria de melhor instituição pública, o primeiro lugar coube ao Ministério dos Recursos Minerais e Energia. Segundo lugar ao Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos. O terceiro coube à Agência do Vale do Zambeze.
O Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE) numa classificação única, venceu a categoria de inovação e excelência no atendimento.
A categoria de melhor Pequena e Média Empresa (PME) com produto manufacturado, a Bio Óleos de Miombo ocupou o primeiro lugar. O segundo e terceiro lugares estão, Associação Eco Micaia, e Txana, respectivamente.
Para a categoria de PME revelação, na classificação única, coube a Mozambique BioFuel Industry (MBFI) Limitada.
A Quinta Omili Farm, entidade especializada na produção agro-pecuária, venceu o prémio único de Agro-pecuária.
No prémio inovação o Pavilhão da Industrialização ocupou o primeiro lugar e, em segundo e último está o Pavilhão Corredores de Desenvolvimento.
O prémio de província de honra coube à Manica e o país de honra à Índia.
Na categoria de melhor país expositor, a Alemanha ocupa a primeira posição e a segunda está o Brasil. Em terceiro lugar está a África do Sul.
Para a categoria de melhor empresa expositora estrangeira, o primeiro prémio pertence a Mahabir. Shacman ocupou o segundo lugar e a Trade Investment Kwazulu Natal em terceiro.
Na categoria de instituição que participa pela primeira vez na FACIM, o Município de Marracuene foi galardoado numa classificação única.
Para a categoria de melhor expositor inovador estrangeiro, a Itália venceu o prémio.
Falando durante o evento, o Primeiro-Ministro explicou que os prémios devem servir de estímulo para os expositores possam elevar, cada vez mais, a qualidade dos seus produtos e serviços, bem como, de fonte de inspiração para os outros nas próximas ocasiões.
“Endereçamos as nossas calorosas felicitações aos expositores que hoje foram premiados nas diferentes categorias. E para todos vós vão os nossos parabéns!”, disse Maleiane.
Numa breve intervenção antes do início do anúncio dos galardoados, a presidente do júri da 59ª edição da FACIM, Beatriz Machava, disse que foi uma tarefa difícil para o júri decidir porque todos apresentaram as mesmas qualidades.
“Foi bastante difícil decidirmos, mas a nossa tarefa era escolher os vencedores. Não que os que não venceram não sejam melhores, todos são vencedores”, disse Beatriz Machava.
Participaram na 59ª edição da FACIM, que decorreu sob o lema “Industrialização, Inovação e Diversificação da Economia Nacional”, cerca de 3300 expositores nacionais e 26 países.
(AIM)
Ac/sg