
Maputo, 24 Nov (AIM) – A Ilha do Ibo, na província de Cabo Delgado, ganhou um novo estádio municipal, infraestrutura que coloca esta região do norte de Moçambique no cenário desportivo nacional e internacional.
Trata-se de uma infraestrutura desportiva moderna construída segundo padrões internacionais para responder os desafios actuais na área do desporto a nível da província e do distrito em particular.
Numa cerimónia dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, as populações locais, receberam o campo de futebol que se espera venha a catapultar o futebol na ilha do Ibo e contribuir para que a região esteja inserida na alta-roda do futebol nacional.
Na sua intervenção, o Chefe de Estado referiu que o estádio é mais do que uma infraestrutura física, por se tratar de um empreendimento com várias dimensões do ponto de vista de interpretação.
“Esta infraestrutura representa dignidade para o povo do Ibo, devolvendo a grandeza que esta terra sempre teve no desporto rei. Estamos a investir na saúde, no talento, e no futuro da juventude moçambicana”, salientou Nyusi.
De acordo com o Presidente, o novo estádio irá transformar a Ilha do Ibo num ponto de referência para o futebol moçambicano, abrindo portas para competições nacionais e internacionais.
Para além de outras valências elencadas, o campo vai fomentar a prática do desporto no seu todo, olhando para o futebol como a modalidade que deve rapidamente testemunhar o surgimento de novos talentos, e dando aos jovens a oportunidade de sonhar alto e se destacar no cenário desportivo.
A Ilha do Ibo tem uma rica história no futebol, tendo já produzido grandes nomes no desporto nacional o que de certa forma o estádio poderá ajudar a resgatar o legado e vincar o desenvolvimento desportivo como um motor de coesão social e crescimento.
A obra, segundo autoridades locais, também terá um impacto positivo na economia, ao atrair eventos e visitantes à região.
Olhando para o papel simbólico da nova infraestrutura desportiva, abre-se um novo capítulo para a autarquia local, como espaço que vai impulsionar a convivência social.
“É mais do que um campo de futebol. É um espaço onde a juventude encontrará inspiração, disciplina e oportunidades para um futuro melhor”, destacou o Presidente Nyusi.
“Com o desporto construímos vidas, promovemos a saúde e fortalecemos a nossa nação”, vincou o Chefe de Estado, dirigindo-se à população local.
Inaugurado sábado (23), o Estádio Municipal do Ibo resulta de uma iniciativa presidencial que contou com o apoio do Governo e parceiros, com destaque para a empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), que financiou e executou o projecto.
O campo tem relva sintética, uma bancada-sombra com tribuna de honra, zonas VIP, salas para a imprensa, balneários, sanitários, túnel para entrada e saída das equipas, entre outros compartimentos.
(AIM)
PC/mz