
Primeira-Dama de Moçambique, Gueta Chapo, na 29ª Sessão Aberta da Assembleia-Geral Ordinária da Organização das Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento (OAFLAD), em Adis Abeba, Etiópia
Maputo, 15 Fev (AIM) – A Primeira-Dama de Moçambique, Gueta Chapo, participou hoje na 29ª Sessão Aberta da Assembleia-Geral Ordinária da Organização das Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento (OAFLAD), realizada em Adis Abeba, Etiópia.
Durante o evento, teve a oportunidade de trocar experiências com outras Primeiras-Damas sobre estratégias para melhorar iniciativas sociais em Moçambique.
Gueta Chapo, que participa pela primeira vez no evento, expressou o seu entusiasmo por integrar debates cruciais para o desenvolvimento do continente africano.
“Participamos nesta cimeira das Primeiras-Damas, que acabamos de testemunhar. Foi um momento para a apresentação do relatório da Organização das Primeiras-Damas, onde foram abordadas várias questões que têm a ver com o Plano Estratégico das actividades das Primeiras-Damas que devem implementar nos seus países”, destacou, em declarações à imprensa, citada em comunicado.
A OAFLAD tem sido uma plataforma essencial para impulsionar o acesso à saúde e promover o empoderamento de mulheres e jovens em África.
O evento ocorreu paralelamente à 38ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana e reuniu Primeiras-Damas africanas, bem como parceiros internacionais e regionais, para avaliar os avanços dos últimos dois anos e traçar prioridades para 2025.
Sob o lema “Construindo em Pequim: Primeiras-Damas Defendendo a Liderança e os Direitos das Mulheres através do Património Africano”, a reunião destacou o papel fundamental das Primeiras-Damas na promoção da igualdade de género e no desenvolvimento social. A esposa do Presidente da República enfatizou a importância desse intercâmbio de experiências, ressaltando que a participação de Moçambique permitirá fortalecer e aprimorar iniciativas sociais no país.
Durante a sessão, a OAFLAD também apresentou seu novo Quadro Estratégico para 2025-2030, cujo objectivo é nortear futuras acções voltadas para a promoção da igualdade de género, o acesso à saúde e o empoderamento de mulheres e jovens em todo o continente africano. O documento será submetido à aprovação nas reuniões fechadas da organização.
No término da sessão, a Primeira-Dama reafirmou o compromisso de Moçambique com os objectivos da OAFLAD, assegurando que os aprendizados vão contribuir para o bem-estar das mulheres, jovens e grupos mais vulneráveis no país. “Tudo o que ouvimos vamos poder partilhar no nosso país para o bem-estar das raparigas, das mulheres, das pessoas desfavorecidas”.
A Primeira-Dama afirmou que, com o relatório e as actividades realizadas, será possível melhor enquadrar as iniciativas, o programa e o Plano Estratégico, alinhando-os ao plano fundamental da Organização das Primeiras-Damas, o que considera essencial e importante para o Gabinete da Primeira-Dama de Moçambique.
A presença de Gueta Chapo nesta cimeira reforça o papel activo de Moçambique no cenário africano, evidenciando o compromisso do país na construção de um continente mais inclusivo e igualitário.
A experiência adquirida servirá de alicerce para fortalecer iniciativas locais e ampliar o impacto das acções voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população moçambicana.
(AIM)
sg