
Chimoio (Moçambique), 28 Fev (AIM) – Um total de 437 jovens de Manica receberam esta sexta-feira (28), em Chimoio, a capital desta província do centro de Moçambique, um incentivo do governo moçambicano, visando desenvolver o empreendedorismo.
A iniciativa visa gerar renda individual ou familiar, beneficiando a população carenciada.
Os beneficiários são oriundos de todos os distritos da província de Manica.
Alguns jovens receberam cartas de condução de categoria pesada e profissional.
São, no total, 203 jovens que desde esta sexta-feira estão habilitados para dirigir viaturas ligeiras e de grande tonelagem.
As cartas de condução marcam o fim de uma formação intensiva a que os jovens foram submetidos, através de um financiamento do governo e parceiros.
Na mesma cerimónia, outros 234 jovens receberam cheques de 65 mil meticais (cerca de 1.015 dólares norte-americanos) cada.
Com o valor, cada beneficiário poderá desenvolver pequenos negócios em vários ramos de actividades, enquadrados no programa Acredita Emprego.
A governadora de Manica, Francisca Tomás, que procedeu à entrega das cartas de condução e os valores monetários, exortou aos beneficiários para desenvolverem a actividade para a qual foi destinado o dinheiro.
Apelou, ainda, para uma condução prudente na via pública, tudo em prol do empreendedorismo.
“É importante que cada um capitalize este apoio que o governo e parceiros estão a dar porque poderá impulsionar os vossos negócios. Para aqueles que receberam as cartas de condução, está aberto um caminho para a empregabilidade. Com este documento poderão concorrer a um emprego e melhorar as vossas vidas”, referiu Francisca Tomás, durante o seu discurso.
“Façam uma condução responsável. Usem correctamente os conhecimentos que aqui adquiriram quando estiverem na via pública e a conduzir, evitando qualquer acidente de viação. Sejais responsáveis para evitar o derramamento de sangue nas estradas”, afirmou a governadora.
Francisca Tomas acredita que através deste impulso do governo moçambicano e parceiros, os jovens desenvolverão o auto- emprego.
Por sua vez, o ministro moçambicano da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, assegurou que mais acções em prol desta camada social serão efectivadas em todo o país.
Apelou aos beneficiários para serem mensageiros da paz, unidade nacional e patriotismo nas comunidades, para permitir que Moçambique continue a desenvolver.
“A nossa mensagem é de paz e unidade nacional porque queremos que todos os planos do governo sejam materializados. O governo estará sempre atento e preocupado em resolver os problemas dos jovens e dos moçambicanos, em geral”, acrescentou Caifadine Manasse.
(AIM)
NM/mz