
Governadora da província de Manica, Francisca Tomás entrega um kit de auto-emprego
Chimoio (Moçambique) 30 Jan (AIM) – Um grupo de 140 jovens dos distritos localizados ao longo dos corredores da cidade da Beira e Tete, centro de Moçambique, receberam nesta quinta-feira (30), kits para a geração de auto-emprego.
Trata-se dos distritos de Gondola, Manica, Vanduzi, Báruè, Manica, Chimoio e Guro, na província de Manica, Nhamatanda, Dondo e cidade da Beira (Sofala), Changara, cidade de Tete, Moatize (Tete).
A entrega do material aconteceu na cidade de Chimoio, na província de Manica, um acto testemunhado pela governadora local e parceiros.
Os beneficiários receberam kits contendo material de pastelaria, horticultura para dinamizar a agricultura, padaria, serralharia mecânica, avicultura e carpintaria.
Com este material, os jovens estão dotados de capacidade material e conhecimentos para desenvolver actividades e auto-emprego que lhes possibilitará aumentar a renda pessoal e familiar.
A AIM apurou, durante a cerimónia de entrega dos referidos Kits, que os jovens antes beneficiaram de uma formação em função da sua área de actividade.
Concluída a formação, cada jovem recebeu o material para começar a actividade que possa garantir o auto-emprego na comunidade onde reside.
A iniciativa neste sentido é da empresa Beira Corridor e parceiros, que dentre várias actividades, tem desenvolvido acções tendentes a solucionar o problema da falta de emprego para a camada jovem.
A governadora da província de Manica, Francisca Tomas, falando na cerimónia de entrega do material, destacou o esforço de parceiros em incrementar o auto-emprego para jovens, numa altura em que há falta de fundos para absorção de mão-de-obra no aparelho do Estado.
Exortou os beneficiários para que sejam mais proactivos por forma a alargar o negócio e a gerar mais renda para as famílias.
A dirigente reiterou o compromisso do governo de continuar a priorizar a melhoria da empregabilidade e o desenvolvimento de acções que promovam mais e melhores empregos, através da modernização e aproximação dos serviços de formação técnico-profissional aos jovens.
“Como governo continuaremos a mobilizar mais meios e parcerias para que possamos gradualmente resolver o problema da falta de emprego que ainda constitui grande preocupação para a juventude. Através de formações de curta duração e o apoio do governo e parceiros, podemos ter o nosso próprio emprego e gerar renda na família e reduzir a pobreza na comunidade onde vivemos” sublinhou Francisca Tomas.
Na sua mensagem apresentada no acto de entrega do Kits, os beneficiários garantiram que vão trabalhar em prol da massificação do auto-emprego.
“Saímos daqui satisfeitos. Embora reconheçamos as nossas dificuldades, mas este material que acabamos de receber vai servir de alavanca para nós porque transmite em nós a esperança de um dia sermos auto-suficientes. Conseguirmos produzir, empregar outros jovens e produzir para reduzir a pobreza nas nossas comunidades”, referiu um dos beneficiários que apresentou a mensagem.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/sg