
O Ministro moçambicano das Telecomunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, reconhece a importância do Plano Mattei (iniciativa italiana para apoio à África) no desenvolvimento do país a todos os níveis, com destaque para o sector da transformação digital como nova aposta do governo.
O reconhecimento foi feito há dias , em Maputo, capital moçambicana, perante o novo Embaixador italiano, Gabriele Phillip Annis, durante o lançamento oficial do ‘Projecto Italian Digital Flagship for Africa’, uma iniciativa financiada pelo governo italiano e implementado pelas Nações Unidas através da UNDP.
Quero agradecer ao embaixador da Itália, que o Governo do seu país criou a iniciativa Plano Mattei que tem se revelado muito importante para o desenvolvimento do país. Este projecto ‘Projecto Italian Digital Flagship for Africa’ que vai ajudar o país, foi pensado pelo governo italiano. Moçambique é dos poucos países com privilégio de receber esse financiamento”, disse o ministro moçambicanos
Referiu que, a Itália não partilha com Moçambique apenas recursos financeiros, mas também o seu conhecimento que permite que o país rapidamente o país alcance transformação em vários sectores e actualmente no ambiente da digitalização para a construção de uma sociedade inclusiva.
O Estado moçambicano, com apoio das Nações Unidas, e a Itália em particular, vai utilizar as plataformas digitais para assegurar que os serviços prestados aos cidadãos sejam mais eficientes, menos onerosos e mais assertivos, reconhecendo a necessidade de expansão da infra-estrutura digitais. “estas abordagem virada para a digitalização deve ter impacto na educação, saúde, agricultura, comércio e na economia”, referiu.
No acto do lançamento do projecto, o Embaixador Italiano, Gabriele Phillip Annis, garantiu que o seu país, no âmbito do Plano Mattei vai continuar a contribuir para o desenvolvimento do continente africano e em Moçambique em particular, como um dos países prioritários, apontando o projecto de digitalização como uma aposta para gerar uma transformação em Moçambique.
De acordo com Annis, a Itália esta alinhada com as prioridades do governo moçambicano, sobretudo em relação a digitalização uma das grandes apostas do Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, que escolheu a digitalização do Estado como elemento que vai garantir a maior eficiência da administração pública e transparência na luta contra corrupção.
“estamos aqui para lançar este projecto que visa providenciar a Moçambique a conectividade. Esta iniciativa vai permitir colocar os cidadãos mais próximos aos serviços. É um programa ambicioso que vai trazer benefícios para o país”, disse o embaixador, lembrando que a Itália tem uma experiência de mais de 30 anos no ramo da digitalização, prometendo transmitir experiências positivas para o país.
Por sua vez, o Representante residente do UNDP em Moçambique, Edo Stork, garantiu que a UNDP tem um vasto know-how global em transformação digital, garantindo que a inovação seja inclusiva, sustentável e orientada para o desenvolvimento humano.
“Trabalhamos diretamente com governos para desenvolver políticas digitais, fortalecer infraestruturas e assegurar que ninguém fique para trás. Já estamos a apoiar a implementação de secretarias virtuais municipais nas capitais provinciais, facilitando o acesso dos cidadãos a serviços públicos essenciais” disse a fonte, assegurando que, UNDP esta a trabalhar com atores do ecossistema digital para usar o pensamento sistêmico (system thinking) na definição de prioridades e mecanismos de articulação institucional, garantindo soluções digitais eficazes para desafios complexos.