
Nampula (Moçambique), 11 Mar (AIM) – A transitabilidade entre a capital provincial de Nampula e a zona norte, em direcção a Nacala e Pemba, na estrada nacional número um, (N1), está interrompida, desde a madrugada de hoje.
Tudo se deve ao corte numa secção da N1, próximo do posto administrativo de Anchilo, a escassos 15 quilómetros da cidade de Nampula, provocado pela chuva persistente que cai desde o último sábado em consequência da passagem do ciclone Jude por esta província.
O delegado da Administração Nacional de Estradas (ANE), em Nampula, Mateus Espírito Santo, confirmou este facto num breve contacto com a AIM.
“Estamos nessa situação desde esta madrugada e já foi accionado um empreiteiro para reparar o estrago”, informou.
Espírito Santo referiu que o trabalho deverá levar alguns dias e que, neste momento, procuram-se alternativas para viabilizar a circulação.
A AIM soube que na zona onde ocorreu o corte há uma estrada vicinal que contorna o local do incidente e que está a ser usada, neste momento, pelos transportes semi-colectivos, os vulgarmente conhecidos como chapa-100.
Entretanto, a chuva continua a cair em toda a província, numa altura em que o ciclone Jude dá mostras de ter enfraquecido.
Dados apurados a partir da cidade de Nampula referem danos, que estão a ser aferidos, na rede escolar, sanitária e nas estradas.
Imagens postas a circular nas redes sociais mostram rios a transbordar e inundações nos distritos de Erati, Nacaroa, Moma, Meconta, Mossuril e Ilha de Moçambique.
Entretanto, o director provincial da Educação, William Tunzine, disse esta manhã, à AIM, que equipas do sector estão no terreno a fazer o apuramento dos danos provocados pela passagem do Jude e que o cenário se mostra sombrio.
Thunzine assegurou que a informação mais consolidada será partilhada nas próximas horas. As aulas continuam interrompidas
(AIM)
Rosa Inguane/dt