
Acidente de viação faz 20 mortos em Gondola, província de Sofala
Chimoio (Moçambique), 25 Mar (AIM) – Subiu para 22 o número de mortos na sequência do acidente de viação registado na tarde de segunda – feira (24), na Estrada nacional número seis (EN6), na zona de Cafumpe, no distrito de Gondola, província de Manica, centro de Moçambique.
No local do acidente perderam a vida 19 pessoas. Uma morreu no Hospital Provincial de Chimoio (HPC) horas depois do sinistro, totalizando 20 óbitos.
Durante a noite, outras duas vítimas que se encontravam em estado grave pereceram nos cuidados intensivos da maior unidade sanitária da província de Manica, segundo deu a conhecer o director clínico do HPC, Juvenal Chitovele.
A fonte falava na manhã desta terça – feira, em Chimoio, sobre o quadro clínico dos pacientes, avançando que mais uma vítima está em estado grave e uma outra em estado moderado.
“Neste momento temos dois pacientes internados. A noite perderam a vida dois. Destes internados, um está em estado grave e outro moderado. Esforços estão sendo envidados para que o pior não aconteça”, assegurou Juvenal Chitovele.
“Conforme havíamos anunciado, recebemos cinco pacientes com ferimentos. Um perdeu a vida na tarde de ontem (segunda – feira). À noite, outras duas pessoas perderam a vida e agora temos dois pacientes”, explicou.
Refira-se que o acidente de viação envolveu uma viatura de transporte de passageiros e um camião de longo curso.
Os dois veículos circulavam em sentidos opostos. A viatura de passageiros seguia no sentido Chimoio à vila de Gondola, enquanto o camião de carga fazia o trajecto cidade portuária da Beira, na província central de Sofala, à cidade de Chimoio.
O acidente foi de tipo choque entre viaturas. A viatura de passageiros ficou completamente destruída.
A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Manica, através do chefe de departamento das relações públicas, Mouzinho Manasse, aponta o excesso de velocidade e a inobservância das regras básicas de trânsito como sendo as principais causas do acidente de viação.
“O motorista da viatura de passageiros vinha a alta velocidade e na tentativa de evitar atropelar um motociclista, saiu da sua faixa de rodagem e foi embater violentamente contra o camião de mercadoria. Houve vítimas humanas e danos materiais avultados nas duas viaturas”, referiu Manasse.
(AIM)
NM/mz