
Acidente de viação faz 20 mortos em Gondola, província de Sofala
Chimoio (Moçambique), 24 Mar (AIM) – Pelo menos 20 pessoas morreram e outras quatro contraíram ferimentos, entre graves e ligeiros, esta segunda – feira (24), vítimas de um acidente de viação ocorrido na Estrada Nacional numero seis (EN6), na zona de Cafumpe, no distrito de Gondola, província de Manica, centro de Moçambique.
O sinistro ocorreu cerca das 13:00 horas locais e envolveu uma viatura de passageiros e um camião de longo curso que seguiam em sentidos opostos.
Ao chegar na zona de Cafumpe chocaram-se frontalmente. Do número de vítimas mortais, 19 perderam a vida no local do acidente e um no Hospital Provincial de Chimoio (HPC).
Para além de perda de vidas humanas, houve danos avultados nas duas viaturas.
O camião de longo curso transportava mercadoria ido da cidade portuária da Beira, na província de Sofala, enquanto a viatura de passageiros seguia com destino a Gondola.
O motorista da viatura de passageiros é um agente da polícia da República de Moçambique (PRM). Os condutores das duas viaturas contraíram ferimentos.
O chefe de departamento das Relações Públicas no Comando Provincial da Polícia em Manica explicou que o acidente de viação foi originado pela não observância das regras básicas de trânsito.
Disse que o sinistro foi do tipo choque frontal e violento de viaturas. O transporte de passageiros foi projectado para fora da estrada e o camião caiu sobre o mesmo.
O motorista do transporte de passageiros saiu da sua faixa de rodagem quando tentava evitar atropelar um ciclista.
“No local tivemos o registo de 19 óbitos e cinco feridos ligeiros e graves. As duas viaturas ficaram destruídas. Dentre as vítimas mortais existem três menores de idade que seguiam viagem na companhia dos seus familiares”, explicou Mouzinho Manasse.
Esclareceu, ainda, que “os feridos foram prontamente socorridos para a unidade sanitária mais próxima. Os mais graves seguiram para o Hospital Provincial de Chimoio (HPC), onde se encontram a receber cuidados médicos”.
Manasse apelou aos automobilistas para respeitarem as regras elementares de trânsito e evitar a superlotação das viaturas.
“Esse tem sido o nosso apelo para que os automobilistas respeitem as regras básicas de trânsito. Também devem respeitar a lotação das viaturas. Ora vejamos, numa viatura de 15 lugares, estavam 26 passageiros. Em casos de qualquer tipo de acidente de viação, as pessoas não têm espaço para qualquer movimento e isso pode precipitar a morte” referiu Manasse.
Este é o primeiro aparatoso acidente de viação registado este ano na província de Manica, principalmente na EN6, um dos principais corredores rodoviários da região centro de Moçambique.
No entanto, a governadora e o secretário de Estado da província de Manica, Francisca Tomás, e Lourenço Lindonde, deslocaram-se ao HPC para confortar os feridos, e encorajar os profissionais da saúde na sua missão de salvar vidas.
“É lamentável o que aconteceu hoje em que perdemos 20 nossos concidadãos, e ferimentos de outros. Isso chama-nos atenção para que sejamos mais responsáveis quando estamos na via pública. Se tivéssemos sido mais cuidadosos teríamos evitado a perda de muitas vidas”, afirmou Francisca Tomás.
“Visitamos os pacientes e ficamos a saber que entraram cinco feridos e um já perdeu a vida. Dois estão em situação preocupante. Sabemos que um poderá ser transferido para o Hospital Central da Beira (HCB). Viemos como governo para encorajar os profissionais de saúde para continuarem a salvar vidas”, disse, por sua vez, Lourenço Lindonde.
“Que façam de tudo para que o pior não aconteça com esses pacientes que estão neste momento internados. Não só as vítimas de acidentes de viação, mas sim todos que neste momento estão sob cuidados médicos. O nosso apelo é que conduzam com cuidado e de forma responsável. Saber que estamos a transportar vidas humanas”, alertou Lindonde.
(AIM)
NM/mz