Presidente do parlamento moçambicano, Margarida Talapa (esquerda) e Presidente da Assembleia Nacional da Tanzânia e em exercício da União Interparlamentar, Tulia Ackson
Genebra, 28 Jul (AIM) – A Presidente da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, Margarida Talapa, manteve, esta segunda-feira (28), um encontro de cortesia, com Tulia Ackson, Presidente da Assembleia Nacional da Tanzânia e presidente em exercício da União Interparlamentar (UIP).
O encontro decorreu na sede da UIP em Genebra, Suíça, no decurso da XV Conferência das Mulheres Presidentes de Parlamentos, segundo uma nota do Gabinete de Imprensa da AR, recebido pela AIM, em Lisboa.
Na ocasião, Talapa abordou com Ackson as relações bilaterais (entre os parlamentos moçambicano e tanzaniano) e a cooperação multilateral (entre a União Interparlamentar e Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), órgão que Moçambique assumiu a Presidência este mês, em Maputo.
É de recordar que o Parlamento moçambicano apadrinhou a candidatura da tanzaniana Tulia Ackson e, no encontro desta segunda-feira, Margarida Talapa reiterou o apoio incondicional a actual presidência da União Interparlamentar.
“A vossa carreira e obra são exemplo da liderança de muitas mulheres africanas. Moçambique tem um grande orgulho da actual presidência da União Interparlamentar, por ser dirigida por uma mulher africana, sobretudo, por ser uma mulher de um país irmão, com laços que remontam ao período da luta de libertação nacional”, sublinhou Talapa.
Por seu turno, a Presidente da União Interparlamentar elogiou Moçambique por demonstrar o comprometimento com o empoderamento da mulher e promoção da igualdade de género.
Tulia Ackson observou que “o facto de a vossa antecessora ter sido uma mulher e a actual Presidente da Assembleia da República de Moçambique, que é Vossa Excelência, também ser uma mulher, isto mostra que a Nação moçambicana está engajada na luta pela igualdade de género e empoderamento da mulher”.
As relações entre Moçambique e a Tanzânia ganharam um novo ímpeto com visita do Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, àquele país, no passado mês de Maio.
A Presidente da Assembleia Nacional da Tanzânia, Tulia Ackson, manifestou, o desejo de reforçar as relações de cooperação com a Assembleia da República de Moçambique.
“Sentimos que há necessidade de estabelecermos uma relação cada vez mais sólida, através da assinatura de um instrumento legal de cooperação, podendo ser um memorando de entendimento entre os dois parlamentos para solidificar a nossa cooperação”, acrescentou Acksno.
Tulia Ackson convidou Margarida Talapa a efectuar uma visita oficial à Tanzânia, a efectivar-se depois das eleições gerais naquele país vizinho de Moçambique, agendadas para Outubro próximo.
A Presidente da AR aceitou, com agrado, o convite. Margarida Talapa comunga o interesse de fortificar as relações entre os parlamentos dos dois país.
(AIM)
DM/GIPAR
