
Namacurra, Moçambique, 27 Ago (AIM) – A sede do distrito de Namacurra, na província da Zambézia, no Centro de Moçambique, está a reerguer-se das vandalizações ocorridas durante as manifestações pós-eleitoral em Moçambique e, neste momento, a situação política, social e económica é descrita como “estável”.
A constatação é da Chefe da Brigada Central do partido Frelimo de Apoio e Assistência à província da Zambézia, Margarida Talapa, que semana passada trabalhou na sede do distrito de Namacurra, um dos mais vandalizados, à semelhança de Morrumbala, Mocubela e Inhassunge, segundo uma nota do Gabinete de Imprensa da Assembleia da República (GIAR).
Margarida Talapa, que é igualmente Presidente da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, trabalhou naquele distrito no passado dia 23 de Agosto corrente tendo visto “in loco” o nível de destruição dos edifícios da Administração do distrito, o Registo Civil, Tribunal Judicial. Procuradoria Distrital, Secretariado de Administração Eleitoral (STAE), Residência oficial do Administrador, a sede da Frelimo, e a residência particular do 1º Secretário do partido no poder em Moçambique.
“Viemos aqui para apresentar a nossa solidariedade à população do distrito de Namacurra e deixar uma mensagem de esperança. Muita força e continuem assim unidos na defesa dos interesses da população de Namacurra”, sublinhou Talapa.
Na ocasião, Talapa disse aos militantes do seu partido e à população em geral que a missão da Brigada Central era de avaliar a situação política, social e económica do distrito e “concluímos que o distrito está estável”, diz a nota do GIAR.
Instou, particularmente, os militantes da Frelimo a ter espírito de perdão.
“Queremos encorajar os militantes da Frelimo, no distrito de Namacurra, e da Zambézia, em geral, a consolidar a unidade nacional como pilares inabaláveis para o desenvolvimento socioeconómico do país”, disse.
A Chefe da Brigada Central assegurou que o governo, liderado pelo Presidente Daniel Chapo, está a implementar acções visando a reconstrução das infraestruturas públicas e privadas parcial ou totalmente destruídas durante as manifestações violentas.
No encontro com os membros dos Órgãos sociais do Partido Frelimo no distrito, a Chefe da Brigada Central de Apoio e Assistência à Zambézia apelou à unidade e coesão interna para melhor servir a população e lograr melhores resultados nos próximos pleitos eleitorais.
Talapa convidou os militantes a seguirem o exemplo de diálogo inclusivo promovido pelo Presidente Daniel Chapo.
No encontro com as organizações sociais do Partido, nomeadamente Organização da Mulher Moçambicana (OMM) e Organização da Juventude Moçambicana (OJM), a Chefe da Brigada Central partilhou os objectivos da realização da 11ª Conferência Nacional de Quadros agendada para o próximo ano na cidade de Chimoio, província Central de Manica.
A propósito do evento, Talapa disse que o período de cerca de um ano, que separa da realização da 11ª Conferência, deve servir para aprofundar o debate interno e colher sensibilidades de diversos segmentos da sociedade, sobre aspectos atinentes ao sistema político, o modelo e prioridades económicas, bem assim as prioridades dos moçambicanos.
A visita à sede do distrito de Namacurra foi a última etapa da agenda de trabalho de Talapa à província da Zambézia.
(AIM)
DM/GIAR/dt