
Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela dos Santos Lucas
Maputo, 11 Set (AIM) – A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela dos Santos Lucas, anunciou que a Federação Russa pretende reactivar a empresa de produção de camiões de marca KAMAZI, que outrora esteve a operar em Moçambique.
A dirigente falava hoje (11), em Maputo, minutos após o término de uma audiência que o Presidente da República, Daniel Chapo, concedeu ao novo embaixador da Federação Russa em Moçambique, Vladimir Nikolaevich, que tinha por objectivo a apresentação de cartas credenciais.
“O Presidente enalteceu os laços históricos de amizade entre os dois países, O governo da Rússia concordou que devemos alavancar a parte económica, sobretudo, do sector privado russo, há um trabalho que está sendo feito para trazer empresas da Rússia, para várias áreas, incluindo energia, óleo e gás”, disse.
Quanto a Federação Suíça, Chapo, enalteceu o apoio concedido para a pacificação do país, na implementação do processo Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) da força residual da Renamo.
O apoio é extensivo aos sectores da saúde, educação, desenvolvimento rural, administração pública, sector privado, sociedade e apoio ao Orçamento do Estado (OE).
Na audiência que concedeu ao alto-comissário do Canadá, Anderson Blanc, o estadista moçambicano, defendeu o reforço da cooperação política e diplomática, tendo em conta que no presente ano, ambos os países celebram 50 anos de relações diplomáticas.
Com o embaixador da República Portuguesa, Jorge da Cunha Monteiro, as partes abordaram acesso à emprego e formação académica de moçambicanos residentes em Portugal.
Em contrapartida o governo de Moçambique assume a necessidade de rever aspectos ligados a vistos e outros para portugueses que residem no país.
Maria Lucas fez saber que o Presidente da República, encorajou aos 11 embaixadores a fortalecer e alavancar a cooperação económica com o país com vista criação do bem-estar e emprego para o bem-estar de jovens de ambos os países.
(AIM)
MR/sg