Maputo, 09 Jun (AIM) – A Alta-Comissária do Reino Unido acreditada em Moçambique, Helen Lewis, disse hoje (09), em Maputo, que o seu país deverá manter apoio concedido à Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano.
A diplomata britânica, que falava a jornalistas no término de uma visita de cortesia à AR, onde foi recebida pelo 1º vice-presidente da AR, manifestou interesse em acompanhar a participação da mulher e da rapariga no processo de democratização e descentralização no país.
A fonte entende que a assistência à AR vai continuar, através da Fundação Westminster para Democracia (WFD, sigla em inglês) uma organização não-governamental daquele país europeu que tem como missão apoiar instituições democráticas no exterior.
“O programa da Westminster é uma plataforma que ajudou e continua a ajudar o parlamento moçambicano na sua capacitação para a prossecução de uma das suas missões que é a fiscalização da execução do Orçamento do Estado”, disse Lewis, citada em comunicado da AR enviado à AIM.
Por sua vez, Hélder Injojo defendeu a necessidade de estreitar a cooperação existente entre os parlamentos de ambos os países através da troca de delegações, incluindo o fortalecimento de projectos que contribuam para o aprofundamento da democracia no país.
Injojo expressou o apreço do parlamento moçambicano pelo apoio prestado pela WFD, sobretudo no que concerne a formação de deputados e funcionários, bem como a realização de oficinas legislativas.
O parlamento moçambicano, segundo Injojo, “gostaria de continuar a contar com o apoio do Reino Unido no desenho e implementação de projectos que possam contribuir para o aprofundamento da democracia, através do relançamento das ligas parlamentares de amizade, solidariedade e cooperação”.
O deputado Injojo sublinhou que o país está a trabalhar na preservação e consolidação da paz.
No encontro de cortesia que visava passar em revista o estágio actual da cooperação parlamentar, entre Moçambique e o Reino Unido, Injojo destacou a necessidade de um contínuo aprofundamento da cooperação com aquele país europeu.
(AIM)
ac/mz