Maputo, 10 de Mai. (AIM) – Moçambique e Reino Unido estão a trabalhar no sentido de reforçar a cooperação bilateral nos vários domínios, particularmente assistência humanitária, economia e desenvolvimento.
Segundo a Alta Comissária britânica, Hellen Lewis, Moçambique e o Reino Unido têm uma forte relação histórica, mas ainda há espaço para reforçar a cooperação nos vários sectores de actividade.
“Agora é uma oportunidade para falarmos das nossas relações [bilaterais] entre Moçambique e Reino Unido e, claro, esta é uma parceria importante e histórica que estamos a construir”, disse Hellen Lewis, minutos após o término de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
Lewis destacou a importância da visita feita recentemente ao Reino Unido pelo estadista moçambicano, tendo referido que a importância testemunhou-se pela sua participação nos diversos encontros com os membros da Commonwealth, organização na qual Moçambique é membro.
“Hoje tive a oportunidade de falar com sua excelência Filipe Jacinto Nyusi sobre a sua visita feita recentemente no Reino Unido, para assistir a coroação da sua majestade o Rei Charles III”, disse acrescentado que Moçambique é também um membro honorário da Commonwealth.
Durante a visita de três dias ao Reino Unido, o Chefe do Estado moçambicano foi recebido pelo Rei Charles III e participou na cerimónia de coroação.
Ainda em Londres, Nyusi participou na reunião de Líderes da Commonwealth, onde debateu-se o futuro da organização, com o foco na juventude.
(AIM)
SC/sg