Nacala, 05 Out (AIM) – A Electricidade de Moçambique (EDM), empresa pública, já electrificou, na província nortenha de Nampula, 52 postos administrativos através da Rede Eléctrica Nacional (REN) e Sistemas Isolados.
O universo é de 70 postos administrativos, perfazendo uma taxa de abrangência de 75 por cento.
Um total de 18 postos administrativos serão cobertos até 2024.
Dos postos administrativos, por iluminar, 12 serão electrificados, através da Rede Eléctrica Nacional e seis através de sistemas isolados, cumprindo, dessa forma, o projecto do governo de ligar corrente eléctrica à todos os Postos Administrativos até 2024, perseguindo as metas de acesso universal até 2030.
A informação foi confirmada em entrevista à AIM, hoje, em Nampula, pelo Cláudio Dambe, Director de Electrificação e Projectos, falando sobre o ponto de situação da expansão da rede eléctrica neste ponto do país.
“A Província de Nampula tem um total de 70 Postos Administrativos, dos quais 52 estão electrificados e 18 por electrificar através da Rede Eléctrica Nacional e Sistemas Isolados”, referiu a fonte.
Os esforços do Governo para a electrificação do país, através da EDM, Fundo de Energia (FUNAE) e outros parceiros do sector, colocam, neste momento, a província de Nampula com uma taxa de cobertura de energia eléctrica na ordem de 43 por cento.
De acordo com a fonte, para este ano, a EDM já arrancou com as obras para electrificação de mais sete Postos Administrativos, tanto em On-grid (dentro da rede) como em Of-grid (fora da rede), nos distritos de Mecuburi, Memba, Mogovolas, Muecate e Murrupula, respectivamente nos Postos Administrativos de Muite, Milhana, Lúrio, Muatua, Imala, Luluti e Nihessive.
A EDM reconhece que persistem desafios de mobilização de recursos para financiar o remanescente de oito Postos Administrativos cujo as obras ainda não arrancaram.
Mesmo sem fundos para o efeito, a empresa projecta o arranque e término das obras para 2024, concretamente nos distritos de Mogovolas, Nacaroa, Angoche, Muecate, Malema, Larde, Memba e Mossuril, sucessivamente nos Postos Administrativos de Calipo, Intete, Aube, Muculuone, Chuhulo, Mucuali, Mazua e Lunga.
A fonte partilhou, igualmente, que, em Nampula estão em curso projectos de expansão da rede eléctrica, nomeadamente, ProEnergia, cuja primeira fase irá terminar em Dezembro de 2023, e a segunda em 2024 com previsão de término em 2026, ambos na componente On-grid.
No Of-grid está previsto a construção de uma central de emergência de 40MW, na cidade portuária de Nacala, estando em processo de busca de financiamento junto à Agência japonesa de Desenvolvimento (JICA), com interesses na Zona Económica Especial de Nacala e no corredor logístico do norte.
Refira-se que o projecto de electrificação dos Postos Administrativos no país constitui uma das bandeiras do actual executivo e aposta pessoal do Presidente da República, Filipe Nyusi.
(AIM)
Paulino Checo (PC)/mz