Nampula: EDM Electrifica 52 Postos Administrativos
Nampula, (Moçambique), 26 Dez(AIM) – Um total de 52 postos administrativos, dos 70, existentes na província de Nampula, no norte de Moçambique, já estão electrificados, sendo que, os dois últimos, receberam corrente da rede eléctrica nacional na semana finda.
Trata-se dos postos administrativos de Chinga e Saua-Saua, nos distritos de Murrupula e Nacarôa, respectivamente.
Segundouma nota enviada a AIM pelo Gabinete de Comunicação e Relações Institucionais da EDM, esta é mais uma acção integrada no “Programa Energia para Todos”, do projecto de electrificação de todas as 135 sedes dos postos administrativos do país.
A mesma nota adianta que a empresa continua a mobilizar recursos para, de forma progressiva, permitir que mais de10 milhões de pessoas tenham, pela primeira vez, acesso à energia eléctrica, até 2024.
Em relação ao posto administrativo de Chinga, a EDM informou que a extensão da rede eléctrica foi financiada pelo governo num total de 82.3 milhões de meticais e consistiu na construção de 32 quilómetros de linha de média tensão a 33kV, a partir da localidade de Cazuzu, atravessada pela Estrada Nacional número Um (N1).
O projecto contempla a construção de 10 quilómetros de rede de baixa tensão, a instalação de 150 candeeiros de iluminação pública e cinco postos de transformação de 100 kVA de potência, o que irá assegurar a ligação de 500 consumidores, numa primeira fase.
Quanto a sede do posto administrativo de Saua-Saua, no distrito de Nacarôa, a ligação efectuada permite o fornecimento da corrente, para já, a 1.500 consumidores.
A EDM refere que foram gastos, nesta operação, 113 milhões de meticais para a construção de 35 quilómetros de linha de média tensão a 33 kV, a partir da sede do distrito de Nacarôa, onde foram instalados 150 candeeiros de iluminação pública e cinco postos de transformação de 100 kVA de potência.
Durante este ano, segundo a EDM, já foram electrificados 12 postos administrativos, em todo o país, dos quais nove por meio da Rede Eléctrica Nacional e os restantes três por via de sistemas isolados.
No âmbito da electrificação dos postos administrativos, foram construídos, também em todo o território nacional, 291 quilómetros de rede de média tensão, 110 de baixa tensão, e montados 54 postos de transformação.
(AIM)
(Rosa Inguane)/dt