UBA Moçambique, inaugurou a sua nova agência bancária no Distrito de Muanza, província de Sofala, zona centro do país, dando continuidade a sua aposta na expansão dos serviços financeiros aos pontos mais recônditos do país.
A inauguração foi dirigida pela Secretária do Estado na Província de Sofala, Cecília Sandra Chamutota, com a presença do Presidente do Conselho de Administração do UBA Moçambique, Filipe Mandlate e Rotimi Mohunfola Administrador Delegado do United Bank For Africa Moçambique, bem com os representantes do Banco de Moçambique, o regulador do sistema financeiro no país.
No seu discurso, Cecília Sandra Chamutota, Secretária do Estado na Província de Sofala, agradeceu pela implantação da nova agência da, felicitou o Banco UBA, pela iniciativa que vai permitir a expansão e diversificação dos serviços financeiros a nível local.
“Saudamos ao Banco UBA, por terem escolhido a província de Sofala e especialmente o Distrito de Muanza para a implantação de mais uma agência bancária o que vai permitir a ampliação e diversificação dos serviços financeiros neste Distrito e, neste sentido, agradecemos o convite formulado para procedermos a inauguração desta agência”, disse a fonte.
Referiu que é prioridade do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024 Impulsionar o crescimento económico, a produtividade e a geração de emprego, com objectivo de promover um ambiente macroeconómico equilibrado e gestão das finanças públicas.
Defende que, a manutenção de um bom ambiente macroeconómico é condição indispensável para a promoção do crescimento e desenvolvimento do país,”É aqui que os bancos desempenham um papel fundamental por serem instituições que recolhem a poupança de quem possui recursos excedentários e disponibilizam os mesmos para quem necessita, criando um movimento saudável e equilibrado na economia”, vincou.
A Secretária do Estado, partilhou que a província de Sofala regista um crescimento no que diz respeito a implementação de agências bancárias, passando de 54 agências em 2022 para de 63 agências bancárias até o presente momento, uma evolução que permitiu que todos os distritos da província tivessem uma representação bancária formal com cerca de 1.270.000 (um Milhão, duzentos e setenta) utilizadores de serviços bancários.
“Gostaríamos de sublinhar que mais de 70% das agências, existentes na província, estão concentradas na cidade da Beira, pelo que, nos alegramos pela implantação desta agência aqui no Distrito de Muanza”, disse.
Para o Presidente do Conselho de Administração UBA Moçambique, Felipe Mandlate, a inauguração revela compromisso da instituição que dirige no desenvolvimento da província, através de provimento de serviços bancários de qualidade e que respondam as necessidades das populações.
“Sua Excelência Senhora Secretária de Estado, a vossa presença neste acto revela o vosso compromisso pelo desenvolvimento da Província de Sofala, no vosso interesse de ver este Distrito de Muanza a prestar uma valiosa contribuição na economia da Província e no desenvolvimento do país”, disse.
Segundo o PCA do UBA Moçambique, a experiência e o crescimento do banco no país, região, continente e os maiores mercados internacionais, faz do United Bank For Africa um parceiro ideal para todos os clientes oferecendo soluções.
“O United Bank For Africa é uma instituição financeira Africana focada no desenvolvimento socio-económico de Africa e de Moçambique. O nosso compromisso no mercado moçambicano é contribuir na materialização da política do Governo de inclusão financeira, através da ampliação do acesso a produtos financeiros, com flexibilidade, inovação e eficiência procurando sempre soluções financeiras mais convenientes aos clientes”, referiu.
Reafirmou a disposição do Banco em continuar a apoiar o desenvolvimento da comunidade. “Por ocasião da inauguração deste Balcão do Banco UBA, no distrito de Muanza, gostaríamos de reiterar a nossa disposição e firmeza em apoiar pessoas singulares, empresas e organizações no desenvolvimento dos seus negócios no mercado local e nacional”, referiu.
A fonte de UBA assegurou que a responsabilidade como gestores do banco é fornecer as melhores soluções financeiras e contribuir para crescimento sustentável dos negócios, razão pela qual a instituição decidiu expandir serviços para Muanza.
AIM